Resenha: Como passei em 16 concursos? - José Roberto Lima, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse:  Nesta edição há artigos dedicados às “concurseiras”, que são guerreiras e afáveis ao mesmo tempo. Quanto às dicas de memorização, o autor aborda, entre outros temas, as relações interpessoais para análise dos sentimentos (bons ou ruins) que podem ser despertados entre os que te rodeiam. E menciona as armadilhas que surgiram neste mercado de concursos. Existem os vendedores de sonhos (que levam muitos a comprar pesadelos). Existem os que sonham... apenas sonham. Mas existem os que transformam sonhos em realidade. É um engano pensar que estes são mais inteligentes que você, ou que estudaram muito. O segredo do sucesso não é a quantidade dos estudos, mas a qualidade deles. E o que é qualidade para os fins de concurso ou Enem? A resposta está nas páginas e nas ilustrações deste livro.


Resenha: "Como passei em 16 concursos?" é escrito por José Roberto Lima, que é advogado, professor, delegado federal e palestrante Mestre em Educação pela Universidad del Centro de la província de Buenos Aires - Argentina.

Nesse livro, é possível ler dicas de alguém que se dedicou bastante em sua trajetória. De uma pessoa que era porteiro e se tornou delegado federal. E claro que sempre é muito bom poder ler sobre essas experiências e lições, algo que contribui muito para quem está nessa jornada de aprendizados para passar num concurso.

E é assim que o leitor tem a oportunidade de saber mais sobre os concursos em que o autor passou, assim como todos os seus ensinamentos e outras situações relevantes. O fato de poder compartilhar também sobre suas emoções, memórias e relações, é algo que se destaca demais ao longo dessas páginas.


Há muitas dicas relevantes e de como uma pessoa concurseira deve se preparar e conhecer bem suas condições; bem como avaliar provas anteriores, editais, conhecer as tendências da instituição organizadora, optar por uma escola preparatória, técnicas de postura corporal, memorização e também pelo ambiente de estudo.

De fato, os preparativos para a prova sempre são essenciais para o sucesso, e ter os objetivos atingidos são recompensadores demais. Mas acima de todas as mensagens exploradas nessa obra, a mais importante é a de não desistir jamais. 

"As palavras que eu quero te dirigir são estas: parabéns, você passou! Mas caso isso não ocorra  no primeiro concurso que você fizer, não desista. Reflita sobre os erros e sobre suas condições para melhorar na próxima batalha. Leve em conta as suas condições intelectuais, seu tempo dedicado aos estudos, a qualidade dos seus estudos, a ausência ou presença de apoio da parte de pessoas ao seu redor (...)"

Os prefácios são escritos por William Douglas; Juiz Federal, e Elaine Matozinhos; Delegada e fundadora da Delegacia de Mulheres. A obra ainda conta com ilustrações de Carlos Jorge, e contém artigos dedicados às mulheres concurseiras e "causos" a respeito de triunfo e inveja.

Classificação: 4/5

Comentários