Resenha: A Equação de Jamie Drake - Christopher Edge, Editora SESI-SP

 Sobre o livro:




Sinopse: QUÃO INCRÍVEL SERIA TER UM PAI ASTRONAUTA? Lançamentos de foguetes, gravidade zero e voos pelo espaço como um super-herói! O pai de Jamie Drake está em órbita na Terra a bordo da Estação Espacial Internacional e Jamie deveria achar isso legal, mas na verdade sente muito sua falta... Ao voltar para casa depois de encontrar um observatório aparentemente abandonado, Jamie capta um estranho sinal no seu celular. Parece que um ser alienígena está se aproximando. Mas o espaço sideral é um lugar perigoso e, quando a missão do seu pai dá errado, será que Jamie conseguirá provar que é um herói também?

Resenha: "A equação de Jamie Drake", de Christopher Edge (Editora SESI-SP) é um infantojuvenil que apresenta uma aventura incrível, descrita aos olhos de um garoto muito corajoso e com um instinto forte sobre o que o aguarda. Poder compreender tudo pelo ponto de vista de uma criança é sempre algo empolgante demais, e assim acaba deixando os conceitos trabalhados bem mais acessíveis.

O pai de Drako é um astronauta, e isso de longe, parece ser legal demais. Todos, ao redor do garoto, se interessam por isso. Porém, é claro que o menino sente falta da presença paterna, e é isso que importa para ele.

As coisas se mostram curiosas - e diria até que estranhas demais - quando, num observatório, começa a ser captados sinais diferentes no celular de Jamie. Curiosidade é o que não falta diante de uma comunicação tão inusitada.


"É assim que a vida vai ser agora? Vou dividir meu pai com uma sala cheia de estranhos e receber meu presente de aniversário da mão dos outros? Com todo mundo achando que meu pai é uma espécie de super - herói, quando, na verdade, ele está separando nossa família?"

É bem interessante o modo como a ciência e a matemática se complementam nesse cenário de ficção científica. Diante disso, é ainda melhor o fato de o autor ter inserido tudo de forma dinâmica, objetiva e de fácil entendimento.

A leitura pode ser lida em poucas horas, justamente pelo modo como a narrativa se torna ágil e expõe com clareza os detalhes que realmente importam na trama. O garoto conta sobre a relação com sua família de modo geral; da ausência do pai que  está longe de casa à trabalho e pelo convívio com a mãe, avô e irmãzinha, dentre outros dramas e conflitos existentes.

A obra é muito inteligente e autêntica, e ainda conta com referências bem interessantes ao longo do texto. E o melhor é que nas últimas páginas ainda é possível ler a respeito delas, por meio de notas explicativas.

Classificação: 4/5

Comentários