Resenha: O ano das bruxas - Alexis Henderson, Darkside Books

  Sobre o livro:




Sinopse:  A coleção Magicae transformou 2021 no ano das bruxas. Muitos darksiders se deixaram encantar pelos mistérios da bruxaria, descortinando um mundo novo e fascinante. Agora chegou a hora de percorrermos territórios fictícios, mas assustadoramente parecidos com a realidade, em uma das histórias da marca DarkLove mais aguardadas pelas bruxas leitoras e pelos bruxos leitores. Ambientado na cidade de Betel, onde a palavra do Profeta é lei e qualquer fruto de um relacionamento interracial é uma blasfêmia, O Ano das Bruxas conta a história de Immanuelle, tida por muitos como uma jovem amaldiçoada por causa dos pecados da mãe. Ela faz de tudo para seguir o Protocolo Sagrado e levar uma vida de obediência, devoção e conformidade, como todas as outras mulheres da cidade. Ainda assim, Immanuelle lê em segredo, esquece de fazer as preces antes de dormir, tem devaneios durante os deveres diários e por vezes não demonstra a gratidão esperada. Quando um acidente a leva até a Mata Sombria, onde o primeiro Profeta perseguiu e matou quatro bruxas poderosas, Immanuelle se encontra com os espíritos dessas bruxas, que a presenteiam com o antigo diário de sua mãe. Quanto mais ela lê, mais compreende a injustiça da sociedade em que vive: as hipocrisias da Igreja e do Profeta, as desigualdades sociais e de gênero, as leis antiéticas e corruptas. E entende que, se Betel precisa mudar, a mudança deve começar com ela. Criada à base de livros de fantasmas e histórias populares sulistas, a autora estreante Alexis Henderson apresenta uma história sangrenta e visceral, permeada por divindades — algumas figuras conhecidas da bruxaria, outras criadas por ela própria —, sacrifícios de sangue e pragas. Evocando histórias como o romance O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e o filme A Bruxa, do diretor Robert Eggers, O Ano das Bruxas é uma aventura poderosa protagonizada por uma heroína gentil, corajosa e idealista. Uma história sobre a luta de uma jovem para revolucionar um sistema que, por anos a fio, usou a religião como desculpa para cometer abusos, vitimizar e traumatizar mulheres. Betel é um mundo fictício, mas as injustiças e desafios vividos pelas mulheres são reais.

Resenha: O ano das Bruxas, é o livro de estreia de Alexis Henderson (Darkside Books).

Apresenta uma história intensa e envolvente sobre poder, medo, dominação, consequências, radicalismo, escolhas e muitas omissões, entre outras descrições relacionadas.

"Immanuelle", enfim o proferiu como uma maldição. 
"Ela se chamará Immanuelle."

Immanuelle Moore nasceu de uma forma diferente, assim por dizer, vista como uma amaldiçoada. E na verdade, aos poucos ela vai precisar ter uma compreensão maior sobre suas origens mais sombrias. Diante das descobertas, surgem muitos questionamentos no caminho e é assim que irá ter que decidir qual o melhor caminho a seguir.


A temática envolta nessa obra é repleta de reflexões e críticas, assim sendo aberta a muitas e muitas discussões sérias. Quantas perguntas podem ser feitas numa ambientação determinante como essa.

O fato de explorar a respeito de abusos diversos que podem ocorrer dentro de determinada religião se torna bem abrangente e ainda mais obscura. Ainda mais quando há alguém visto como superior, nesse caso sendo "O profeta" e pelo machismo situado nas delimitações.

Histórias envolvendo bruxas sempre acabam se tornando muito instigantes, ainda mais pelo modo peculiar como suas características são observadas. E esse cenário intenso só revela o quanto as bruxas podem ser marcantes em todas as suas ações.

Esta é, sem dúvidas, uma obra complexa e ao mesmo tempo habilidosa, especialmente diante de toda a construção compreendida. Todo o contexto é muito bem amarrado e faz com que o leitor sinta toda a atração dentro dessas páginas.

Você curte enredos com bruxas? 
Fantasias macabras e relacionados? 
Se sim, pode anotar essa dica!

Classificação: 5/5

Comentários

Taty Campos disse…
Eu amei essa capa! Muito linda!
Não é o tipo de enredo que costumo ler, mas pela resenha, fiquei curiosa!
Arrasou no post <3
Beijos
https://www.conclusoesliterarias.com.br/