Resenha: Opisanie Świata - Veronica Stigger, SESI-SP Editora

  Sobre o livro:




Sinopse:  Primeiro romance de Veronica Stigger, Opisanie swiata significa “descrição do mundo” e é como se traduz Il Milione, o livro de viagens de Marco Polo, para o polonês. É justamente como uma espécie de relato de viagens que essa novela se constitui. A história central do livro é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia -, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no início do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil. O livro se compõe a partir de diversos registros, como o do relato em terceira pessoa, o da carta, o do diário etc., além de contar com inserções de imagens e fragmentos de textos sobre a ou da década de 1930 — época em que transcorre a ação.




Resenha: 

Seria uma história sobre o que poderia ter acontecido.. ou pela tentativa de algo a mais.

Opisanie Świata, é o primeiro romance de Veronica Stigger, com publicação pela SESI-SP Editora. Destaque para a edição que está impecável. E é, sem dúvida, uma obra que surpreende também por conta de uma abordagem diferenciada, curiosa e muito peculiar. 

Sem dúvida, o título já é capaz de deixar o leitor intrigado por conta de significados e diante de tudo que explora ao longo dessas páginas. Como a própria sinopse já afirma a respeito: "Opisanie swiata significa 'descrição do mundo' e é como se traduz Il Milione, o livro de viagens de Marco Polo, para o polonês."

Opalka é um polonês que segue viajando rumo ao Brasil num navio, em busca de Nataneal, seu filho que se encontra num estado crítico, então hospitalizado. Na verdade, ele nem sabia sobre a existência desse filho, que se encontra na Amazônia. 


E é nesse trajeto que acaba conhecendo Bopp, um turista brasileiro e muito carismático, que se reprograma ao saber mais sobre a história de Opalka. 

Essas interações se parecem bem inusitadas, porém garantem momentos interessantes na trama desenvolvida. Nesse contexto, ainda é possível identificar algumas mensagens bem marcantes a respeito das aventuras narradas pelos personagens principais.

E é por meio de todas essas apresentações que o texto (em seu formato ousado) acaba expondo com clareza sobre as experiências, desafios e todos os aprendizados consequentes.

Uma história que explora bem as emoções, diria até que tudo é desenvolvido na medida certa: partes engraçadas, outras mais sentimentais e assim por diante.

Há detalhes únicos que complementam e intensificam uma leitura capaz de nos tirar de nossa zona de conforto, como imagens e fragmentos de textos que situam bem o relato compreendido. E particularmente, essa experiência de leitura com certeza me tirou desse estado.

Uma leitura, ao ser capaz de te tirar da sua zona de conforto, acaba se tornando marcante para você? Por qual (is) motivo (s)?

Classificação: 4/5

Comentários