Resenha: Nácar Madrigais - Adriana Oliveira, Tocalivros

  Sobre o livro:





Sinopse:  Butterfly busca um amor verdadeiro. Ela tem em Blue, espécie de oráculo, um porto seguro para encontrar o Poeta Gentil. No enredo da história, associativa e com trechos não-lineares, a protagonista interage com Dark. T., que representa seus amores mal sucedidos. No fluir das emoções, através de haicais livremente escritos, a história se desenrola e a concha se abre, revelando a preciosidade do amor. 


Resenha: "Nácar Madrigais", de Adriana Oliveira, possui formato de e-book e audiolivro, e ambos podem ser encontrados na plataforma Tocalivros. No site da autora, é possível encontrar o livro físico com a trilha sonora, além do videobook, (que é o e-book e o audiobook juntos, em formato vídeo), bem como o próprio audiobook.

Com narração dos cantores (e compositores) Luane Voigan e Alexandre Pereira (além de composição instrumental de Anna Lamha e percussões de João Cordeiro), o audiobook possui produção independente (gravado no NAVE Studio, de Kiko Rezende), e duração de 27 minutos. O livro, que tem ilustrações de Júlia Rocha, possui 60 páginas e se mostra carregado de metáforas.

Diante disso, é possível compreender que tanto audiolivro quanto o e-book acabam se complementando de uma maneira única e bem mais completa. 

É um projeto de comunicação especifico de intermídia que gera uma complexidade maior por transmitir tantas emoções, de um jeito mais leve, porém bem objetivo e diria até questionador.

Butterfly está em busca do amor verdadeiro, apesar de já ter vivenciado casos que não deram muito certo. Poeta Gentil, Dark T e Blue integram o time de personagens junto com Butterfly. Figuras que trabalham com associações e garantem com que tudo seja ainda mais aberto a mensagens, de acordo com a visão de cada um.


Nesse processo de interpretações, sentimentos e memórias, é possível explorar a sensibilidade e o amor em suas diferentes formas, bem como as frustrações e descobertas que acabam sendo consequências da caminhada.

O processo de criação é muito interessante, visto que Nácar Madrigais é inspirado no haicai, gênero de poesia que explora a temática da natureza em sua composição. É extremamente válido comentar a respeito disso, mesmo porque os significados acabam sendo bem mais relevantes. Nota-se que há outras inspirações também, o que torna tudo ainda mais interessante pela abordagem trabalhada.

A linguagem é, sem dúvidas, o que mais se destaca no trabalho da autora, que também é professora e artista visual, além de escritora. Um enredo poético, justamente por conseguir trabalhar com melodias tão lindas, imagem e a leitura em si, é claro. É uma experiência diferente e que explora bem a imaginação do leitor nas diferentes compreensões.

Já imaginou: Uma obra capaz de fazer ligação com a música, imagem e poesia?

Classificação: 5/5

Comentários