Resenha: O tesouro dos mil livros - Laura Spíndola, Estante Volante

Sobre o livro:




Sinopse:  Ilustrado por Laura Spíndola e Lúcia Guimarães e publicado pela Estante Volante, O Tesouro dos Mil Livros traz muitas viradas inesperadas, jogos de linguagem e esquetes engraçadas sobre a importância e o prazer da leitura. A história apresenta Calazão, capitão de um navio pirata e criador de planos mirabolantes, e Spindolita, a vice-capitã que é totalmente obcecada por chocolate. Acompanhados de uma tripulação bem divertida e atrapalhada, os dois piratas devoradores de livros resolvem ir atrás de um tesouro que contém os mil livros mais raros do mundo. Ao longo dessa busca, enfrentam muitos perrengues: tubarões, lutas de espadas, motins e até mesmo um poderoso feiticeiro! Será que, no final das contas, eles conseguem encontrar este inusitado tesouro?

Resenha: "Calazão & Spindolita em O tesouro dos mil livros" de Laura Spíndola e Lúcia Guimarães (Estante Volante), apresenta uma aventura perspicaz e divertida demais, com personagens carismáticos e cheios de adjetivos marcantes. Um infantojuvenil muito bem desenvolvido para ser lido e explorado por todas as idades.

Imagine Calazão, capitão de um navio pirata e que é leitor voraz. E junto dele, está sua grande amiga, Spindolita, vice-capita, que também é devoradora de livros. Os dois partem em uma grande aventura em busca do tesouro dos mil livros.

Ele sente que está próximo ao seu objetivo de encontrar o tesouro, e ela também deseja muito isso, mas o que a deixa muito feliz mesmo é uma barra de chocolate. Acho que me identifiquei com essa personagem: amor aos livros e por chocolate, sou eu todinha, rs. Como não se encantar por esse tipo de identificação?


"Existem boatos que afirmam que há um livro do Harry Potter inédito lá, nunca nem visto por ninguém - a não ser, claro, a J. K. Rowling."

Inicialmente, o leitor é apresentado a todos os integrantes desse enredo. P1, P2, P3 e P4 estão ao lado de Calazão e Spindolita para passar por muitos momentos imprevistos e cheios de confusão. O Feiticeiro Flanbert é o responsável por guardar o tesouro, por isso é impossível não citar seu nome por aqui.

Os diálogos são empolgantes e é fácil demais acompanhar essa trajetória que vai se tornando muito envolvente. E sem dúvida, o destaque segue para as descrições compreendidas. Ainda mais porque o leitor consegue visualizar bem a respeito das emoções dos personagens, além de todo o cenário em si. 

"Spindolita e os piratas somem da cena, sobrando apenas Capitão Calazão, que tapa os olhos, com medo do que acontece do lado de dentro do navio."

Para complementar, as ilustrações dão um tom ainda mais leve e completo para a obra. Nas últimas páginas, ainda é possível conferir o glossário com todas as gírias e expressões utilizadas ao longo dessas páginas.

Classificação: 4/5

Comentários