Resenha: Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor - Michelle Marly, Editora Tordesilhas

  Sobre o livro:




Sinopse: Baseado em fatos reais, este romance narra um período fascinante e ainda misterioso da vida de Coco Chanel. E para o leitor entrar ainda mais no clima da história, a capa do livro traz uma deliciosa fragrância. Na efervescente Paris de 1919, no ápice de sua carreira, Gabrielle sofre um revés: seu amante morre num acidente. Muitos temem que ela não consiga mais produzir, mas Chanel se renova com um projeto que lhe devolve a vontade de viver: a criação de um perfume que sintetize uma fragrância misteriosa e moderna, a combinação de muitos elementos, o cheiro do amor. Em sua busca pelo aroma perfeito, ela se inspira no perfume de Catarina, a Grande, e conhece Dimitri Romanov, príncipe russo exilado na França. Ao mesmo tempo em que se abre novamente para a vida, Gabrielle cria o Chanel N° 5, que se tornará o perfume mais famoso do mundo.

Resenha: Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor: a história do perfume mais famoso do mundo, de Michelle Marly (Editora Tordesilhas), apresenta uma história inspiradora, repleta de encantos, e é baseada em fatos reais. 

É incrível o modo como essa narrativa se mostra tão peculiar, intrigante e repleta de momentos marcantes. Nesse processo, fica claro o quanto o caminho é cercado por superações, aprendizados e acima de tudo, de empenho, justamente num período doloroso.

Os sentimentos são fortes e diria que um tanto complexos também, ainda mais por envolver a perda de um amor, mas acima de tudo por ser o ponto central para uma grande ideia e que mudaria vidas. Como seria o cheiro para lembrar um amor? Eis o questionamento e todo o foco para assim se chegar em busca de algo tão esperado.


Gabrielle Chanel é uma personagem cativante e ousada, e que se destaca por sua personalidade determinante e sagaz. Sua empolgação é contagiante, ainda mais por tudo que vivencia na época retratada.

Seu nome pode muito bem ser citado em aulas de empreendedorismo (o que eu já imagino que seja mesmo), porque seu jeito para os negócios só comprova o quanto é intensa ao chegar em seus objetivos. Não media esforços, por isso que conseguiu carregar, com maestria, todo seu trabalho.

O enredo explora a respeito da criação do perfume "Chanel n°5", mas vai muito mais além disso. Há toda uma estrutura envolta por uma vontade surreal de chegar a perfeição da fragância.

Pelo fato de trabalhar com relacionamentos, consegue situar bem sobre todos os sentimentos da protagonista. Enfim, é um romance impecável e que merece ter o destaque em todo o desenvolvimento compreendido.

Que tal se aprofundar em uma história profunda de uma fragância famosa, baseada no amor?

Classificação: 5/5

Comentários