Resenha: Alimente suas emoções - Lindsey Smith, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: Alguns dias, tudo o que você precisa é de um suco energético, em outros, só um bolo de chocolate pode ajudar. Desde a hora em que acordamos até o momento em que adormecemos, temos de lidar com inúmeras atividades: horas exaustivas de trabalho, agenda com compromissos impossíveis de cumprir, relacionamentos, contas a pagar, tarefas domésticas, estudos… a lista é infinita. Conforme o dia passa, é comum desejar algum consolo – um pedaço de pizza, uma coxinha, um copo de refrigerante bem geladinho, uma barra de chocolate. Essa busca por prazer ou energia por meio da comida é comum, pois a alimentação proporciona bem-estar e nos envolve com sentimentos de conforto e satisfação. Cada refeição tem o poder de despertar sentimentos únicos e de nos proporcionar emoções diversas. Alimentação deve ser emocional, é assim que o nosso corpo funciona! E é para ajudar a satisfazer as suas vontades, de maneira saudável, sem apelar para produtos industrializados, que Alimente suas emoções foi escrito. "Como nutricionista e pesquisadora em receitas medicinais para o humor, fiquei encantada com a abordagem da Lindsey. O livro traz a ciência descomplicada e prática para aplicar no dia a dia das mulheres que descontam a emoção na comida. Saúde e sabor em harmonia, recomento" – Aline Quissak, nutricionista e pesquisadora em Alimentação Medicinal. Fundadora da Nutri Secrets. Neste livro, você aprenderá: - Como as emoções influenciam o desejo por comidas específicas; - Por que é tão difícil lidar com a gula e qual é a importância de satisfazê-la para o seu bem-estar; - Como ouvir e responder às necessidades do seu organismo; - Quais ingredientes são ideais para cada emoção; - Como é simples preparar refeições saborosas, saudáveis e que satisfazem os mais diversos estados emocionais.

Resenha: 

Você tem fome de quê?

"Alimente suas emoções: Sem culpa, sem regras: apenas a comida certa para lidar com cada sentimento" de Lindsey Smith, publicado pela Editora Gente, é um daqueles livros que deve ser recomendado sempre, ainda mais diante de sua importância. 

Uma leituras simples, porém única por conta de sua abordagem e relevância nas mensagens repassadas. E é assim que o texto explora a respeito das emoções e do quanto as pessoas extravasam sentimentos por meio dos alimentos. Comer o que se deseja é algo tão bom, não é mesmo? 
"Transforme a sua geladeira: uma amiga do bom humor."
Nossas vontades dizem muito sobre nós mesmos, por mais que as vezes não possamos dar a devida atenção para elas.  E muitas vezes - na maioria - a comida acaba sendo processada - então, eis que surge o questionamento inicial: Porque não se basear em uma alimentação saudável para suprir um momento de estresse e relacionados num estado emocional?

A autora explora dicas básicas e ao mesmo tempo essenciais na rotina de qualquer indivíduo. E isso diz muito sobre compreender a "fome emocional", além de como uma pessoa pode se sentir mais produtiva e feliz mudando atitudes. São ações 'acessíveis', como se planejar, estabelecer objetivos, reservar um tempo para si.

Nesse guia, há percepções e dicas claras e completas diante dos alimentos para melhorar o humor, benefícios, como utilizá-los dentre outros fundamentos igualmente interessantes. Em se tratando de culinária, é fato que este conteúdo se torna muito atrativo, justamente por unir alimentação e saúde mental.

A edição é linda, colorida, com um estilo alto-astral, capaz de chamar a atenção de qualquer leitor pronto para mergulhar nessas páginas. Sem contar que somos agraciados com receitas, o que torna esse título ainda mais satisfatório.

E você, saberia dizer quais são os melhores alimentos para combater a tristeza? (banana e abacate são um desses alimentos, sabia disso?)

Classificação: 4/5

Comentários