Resenha: Ao sabor do tempo - Françoise Héritier, Editora Valentina

 Sobre o livro:




Sinopse: Ao Sabor do Tempo é como um convite de Françoise Héritier para redescobrirmos as dores e, principalmente, as delícias da nossa existência. Assim como em O Sal da Vida, a primeira parte da obra, intitulada Colcha de Retalhos, elenca, como uma espécie de poema em prosa, uma coletânea de sensações, trocas e experiências individuais que, diariamente, dividimos com pessoas próximas e com o mundo. Uma verdadeira homenagem à dádiva que é viver. Já na segunda parte, chamada Modelagem, a autora procura nos oferecer, através de uma associação de ideias e de uma maneira não biográfica, uma representação de fatos e materiais que moldaram sua trajetória. Passagens engraçadas e espirituosas nos fazem viajar pela vida de Françoise e conhecer sua relação com o grande Claude Lévi-Strauss, entender algumas questões que envolveram tornar-se uma mulher independente e ser uma erudita num meio acadêmico extremamente machista. Uma leitura prazerosa, repleta de sabedoria.

Resenha: "Ao sabor do tempo", de Françoise Héritier, publicado pela Editora Valentina, é uma obra especial demais por se mostrar ser uma leitura tão expressiva.

A obra se divide em duas partes - "Colcha de retalhos" e "Modelagem" - e acaba sendo bem interessante o modo como a autora trabalha com as palavras em ambas as divisões. Isso porque o texto é moldado por percepções e sentimentos compreendidos na vida e nas experiências mais intimas vivenciadas.

"(...) sorrir amigavelmente para a pessoa que acabou de falar, sem que você tenha entendido uma palavra; detestar o tratamento de intimidade gratuito; escutar com ternura o idoso tão feliz por ter encontrado um ouvido acolhedor para poder contar a sua guerra de 1914-1918 e a sua fuga milagrosa; (...)"

Em Colcha de retalhos, há uma compilação direta de pequenos fragmentos do dia-a-dia, que podem ter vários tipos de representações, depende o que significam para cada leitor. 

Por ser apresentado em parágrafo único, confesso que achei algo bem diferente ao ler, porém acabei me aprofundando nas sensações situadas no decorrer.

São transmissões simples e prazerosas, outras nem tanto, mas todas carregam emoções sinceras. Sem contar, que há muitas referências ao longo destas páginas, por isso é bacana poder encontrar tais identificações.

Em Modelagem, é possível ter uma clareza mais sensível diante de todas as reflexões expostas. E vale a pena se atentar a cada detalhe repassado pela autora, ainda mais por conta da importância dos fatos ao quais ela vivenciou.

É sem dúvidas um livro de experiências e o modo como tudo é compartilhado é o que diferencia esse título tão especial. Ainda não tive a oportunidade de conferir O Sal da vida, também desta mesma autora, porém é claro que agora, já entrou na minha lista de desejados.

Classificação: 4/5

Comentários