Resenha: O carrossel não para - Gicélio Nobrega, Editora Viseu

 Sobre o livro:




Sinopse: Em sua obra de estreia “O Carrossel não para”Gicélio Nóbrega traz à tona, a partir de suas vivências, o processo de amadurecimento e perseverança para realizar o sonho de ser médico, enfrentando percalços no caminho que levaram seu corpo e mente ao extremo. Conflitos profissionais, plantões desafiadores, crises de ansiedade, burnout e os primeiros momentos de uma pandemia global são cenários de um relato íntimo, onde o autor nos revela coragem, sensibilidade e inteligência ao defender seus princípios, lutando pelos seus ideais e enfrentando a realidade prática dos atendimentos nas redes de saúde. O Carrossel não para mostra o humano atrás da imagem glamurosa projetada dos médicos, denuncia a estrutura da saúde pública e nos mostra que a luta contra o tempo é constante e nem sempre será vencida, mas desistir não é uma opção quando se trata de salvar vidas.


Resenha:  "O carrossel não para: Uma trajetória marcada pela perseverança" de Gicélio Nobrega apresenta uma leitura interessante demais ao longo de pouco mais de cinquenta páginas. E na verdade, o título é relacionado a carreira em si, mas segue nessa linha tênue entre o pessoal e o profissional.

E o diferencial está no modo como as expressões são compreendidas neste relato, tão único e bem aprofundado pelo autor. O foco está em seu meio trabalhista sim, ligado à medicina, porém, é claro que todos os ensinamentos se aplicam a qualquer outra atividade exercida.

É tudo questão de se adaptar a rotina e as dificuldades que surgem no meio do caminho. Mas será que é só isso mesmo? O autor afirma e trás a tona questionamentos relevantes a respeito disso. E também como é preciso saber se encontrar, mesmo com os impactos que podem fazer com que uma pessoa queira desistir dos seus sonhos e objetivos, no meio do processo.

O autor repassou todas as suas frustrações, receios e inseguranças no texto. Mas acima de tudo, compartilha sua dedicação e esforço em todo seu trabalho. E é justamente por isso que a leitura acaba se tornando tão gratificante.

Uma obra sensível e pessoal, e que leva ao leitor a pensar e a repensar muito sobre as experiências, suas ações e consequências. Momentos de reflexões que expõem lados diferenciados, porém ligados por vários sentimentos ligados a reconhecimento e muita luta.

Alguns gestos podem parecer simples, mas fazem toda a diferença para algumas pessoas, e isso é algo que vale a pena entender. Nesse caso, Gicélio exemplifica muito bem a respeito de suas escolhas e pela determinação em meio às dificuldades e também nos momentos de orgulho que o fizeram ter tantos aprendizados em sua trajetória.

Sabe o que é estimulante em um tipo de leitura como esse? O leitor se motiva com cada passo dado, se sente parte da vida, da rotina, de cada acerto e também de cada erro dado.  Enfim, de tudo que é repassado, em todos os seus detalhes.

“Ceder ao mais fácil nem sempre é o caminho mais rápido para chegar aonde se sonha.”

E é isso mesmo... o carrossel não para, nunca vai parar para ninguém descer. Você tem essa noção, né?!

Classificação: 5/5

Comentários