Resenha: O pacto de três Graces - Tessa Gratton, Plataforma 21

 Sobre o livro:




Sinopse: Há muito tempo, a bruxa mais nova do clã Grace apaixonou-se pelo antigo Deus da floresta. Ela e suas irmãs mais velhas mudaram-se para os arredores daquele lugar que parecia abençoado por causa dessa paixão. Em busca de prosperidade e bom agouro para o vilarejo que nascia, as três bruxas precisaram selar um pacto demoníaco. A cada sete anos, um rapaz virtuoso e de bom coração seria oferecido em sacrifício à Floresta do Demônio. Esse ritual tem início quando a Árvore de Osso sangra no coração da floresta. Logo em seguida vem a Lua do Abate e o jovem escolhido torna-se santo. E corre mata adentro para nunca mais sair. Mas algo parece ter afetado esse pacto que há mais de duzentos anos rege o destino dos habitantes de Três Graces. O santo precisará ser sacrificado antes da hora. Esse fato está afligindo os amigos Rhun Sayer, Arthur Couch e Mairwen Grace. Mair, a última descente das bruxas que fundaram o vilarejo, fará de tudo para quebrar a tradição e mudar o provável destino daqueles que ama. Em meio ao caos e maus presságios, os três serão capazes de derrotar o demônio?

Resenha: O pacto de três Graces, de Tessa Gratton (Plataforma 21) explora uma história mágica envolvendo tradições, personagens, representações e cenário intrigantes demais. Uma obra fantasiosa fascinante, e que possui passagens assustadoras e temas como sacríficio, torturas, abandono e relacionados.

Bruxas, paixões, questionamentos, crenças, mistérios e sacríficos se conectam num enredo complexo e cercado por muitas situações contraditórias. Claro que, dessa forma, inunda a cabeça do leitor com inúmeras teorias e questionamentos.

Um vilarejo que possui um pacto com um demônio para manter a paz. A contrapartida? A vida de um rapaz nos anos que se passam. Mas a gente sabe que, em situações assim, sempre pode haver uma ruptura.. e é a partir disso que tudo se torna ainda mais curioso, sombrio e interessante.

Mair, Rhun e Arthur são incríveis em todas as suas características próprias. E claro que o relacionamento de ambos é algo a ser explorado muito bem. Os sentimentos que são explorarados por esse "trisal" garantem uma intensidade única sobre cada um deles, em especial pelas descobertas feitas no caminho.

Assim, a união é algo muito bem explorado em todas as cenas, e ganha destaque justamente pela força com que os une.

Histórias com bruxas sempre costumam ser instigantes demais, pelo menos aos olhos de leitores que curtem essa temática. Não seria diferente com esse enredo, justamente por conseguir explorar figuras tão emblemáticas numa ambientação sombria com todas as suas estranhezas.

Na verdade, essa parte da bruxaria é muito bem trabalhada e se destaca justamente pelo modo como a narrativa consegue descrever bem o misticismo por trás de todas as ações, bem como suas consequências.

Classificação: 4/5

Comentários