Resenha: Sete contos que nunca me contaram - Susana Ventura, Editora Biruta

 Sobre o livro:




Sinopse: Sete contos que nunca me contaram: contos de fadas pensados, ouvidos, escritos e recontados por mulheres reúne oito contos – sete originalmente, mais um conto extra – escritos por mulheres que viveram entre os séculos XVI e XIX, na Europa, e que foram esquecidas pela história. Com pesquisa, tradução e adaptação de Susana Ventura, uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema, eles trazem protagonistas femininas que enfrentam e dominam as mais desafiadoras situações em que são colocadas. Inéditos no Brasil, os contos são ilustrados por sete artistas brasileiras contemporâneas: Efe Godoy, Fernanda Peralta, Hanna Gomes, Jess Vieira, Marcela Scheid, Lumina Pirilampus e Mayara Ferrão. Esperamos que essas histórias e suas autoras passem, cada vez mais, a serem lidas e divulgadas.

Resenha: Que a Editora Biruta tem as edições mais lindas e caprichadas não é nenhuma novidade por aí. E mais uma vez, tive a oportunidade única que conferir mais uma obra especial publicada por eles. 

"Sete contos que nunca me contaram - contos de fadas pensados, ouvidos, escritos e recontados por mulheres" apresenta detalhes incríveis, seja pelas ilustrações, pela diagramação e até pela proposta idealizada.

São oito contos - levando em consideração que há um conto extra - e Susava Ventura adaptou essas histórias justamente para que leitores tirem suas próprias interpretações de cada história. 

E claro que esse é um diferencial único, capaz de deixar a experiência de leitura ainda mais sensível e ao mesmo tempo empolgante. Isso porque o reconhecimento por si só de cada figura feminina é capaz de levantar uma bandeira ainda mais especial.

Úrsula, Molly Esperta, A irmã valente, O cavaleiro afortunado, Filagranata, Catarina e Bete Felpuda, além de A boa mãe (conto extra) compõem as narrativas desse título. As mulheres são as protagonistas nessas ambientações e é interessante demais acompanhar as suas batalhas, condições, estruturas, movimentos, observações, valores e afins.

Nas últimas páginas, há ainda breves comentários sobre cada uma dessas histórias, de modo bem resumido, porém para facilitar ainda mais o entendimento dos mesmos. Há também, uma parte dedicada sobre a autora e as ilustradoras - sete artistas brasileiras contemporâneas.

E sobre minha experiência de leitura: confesso que não conhecia alguns desses, mas sem dúvidas, foi muito bom compreender um pouco dessas tramas e de suas mensagens compreendidas.

Quem ai gosta de contos de fadas?

Classificação: 4/5

Comentários