Resenha: Um dia depois de ontem - Marcel Briani, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: Há uma entidade que habita as profundezas da alma humana. Não se sabe muito sobre ela. Ninguém pode dizer se é consciente, onisciente, ou apenas reativa. Mas todos sabem que ela existe, e está entre nós desde éons imemoriais. Ela enxerga seu verdadeiro eu, aquela pessoa que nem você tem coragem de assumir que existe. Enxerga dentro de sua alma, e extrai de lá tudo o que você realmente é. Para o bem ou para o mal. Você tem coragem de encarar a versão mais crua de si mesmo? Se tiver, embarque junto nesta viagem às colinas silenciosas da mente humana…

Resenha: "Um dia depois de ontem: contos da colina silenciona" livro de estreia do escritor Marcel Briani (Editora Uiclap) apresenta ao leitor nove contos que exploram elementos de horror, ficção científica e com elementos relacionados num cenário distópico. 

Nesta antologia, as narrativas se dividem por meio dos seguintes títulos: "Um dia depois de ontem, Luna, Janus, Peste branca, A máscara de Kelly Welsh, Scarlet Brave, Segundo Grau, Fragmentos e O carrinho e a estrada.

Essa é uma leitura rápida em suas cento e vinte e oito páginas. Se torna habilidosa e envolvente por conta  das sensações e dos questionamentos apontados especialmente para o leitor. É realmente para mexer com o psicológico, nem que seja apenas  para pensar sobre as ações e consequências exploradas.. 

São histórias envoltas por muitos sentimentos marcantes - uns mais densos e complexos que outros - porém todos expressivos demais. Alguns dos contos são maiores, porém todos igualmente rápidos pela forma como são interpretados. E essa palavra pode resumir muito bem essa leitura: "interpretar" cada um a sua maneira, representações e pontos de vista curiosos, fantásticos ou apenas sombrios.

E claro que bate aquela vontade de adentrar mais no desenvolvimento de algumas ambientações. E talvez essa seja mesmo a intenção por parte do autor: instigar para que a curiosidade se torne ainda maior. Não é mesmo?!

Uma curiosidade interessante: a trajetória dessa obra iniciou em 1999, diante de uma fanfic do jogo Silent Hill, ao qual leva o nome do livro e do primeiro conto explorado. 

Particularmente, Janus, Segundo grau e Fragmentos estão entre os meus favoritos.. se bem que é bem difícil escolher dentre todos.

"Você tem coragem de encarar a versão mais crua de si mesmo?"

Classificação: 4/5

Comentários