Resenha: O projeto - Courtney Summers, Plataforma 21

 Sobre o livro:




Sinopse: Depois de um trágico acidente que mata seus pais e deixa sua irmã caçula, Lo, à beira da morte, Bea Denham está desesperada por um milagre. Então ele vem, na figura de Lev Warren, o carismático líder espiritual do Projeto Unidade. O homem promete salvar a garota hospitalizada, e tudo que Bea precisa fazer é acreditar... Quando Lo finalmente acorda em sua cama de hospital, descobre que os pais estão mortos e que a irmã mais velha a abandonou para integrar o Projeto Unidade. Então, quanto mais Lo pesquisa, mais fica convencida de que a tão respeitada organização espiritual e filantrópica de que a irmã faz parte esconde segredos perversos. Se ao menos Lo conseguisse abrir os olhos de Bea... Anos depois, um homem aparece no escritório de jornalismo em que Lo trabalha, acusando o Projeto Unidade de matar o filho dele. A jovem, então, vê nesse acontecimento a oportunidade perfeita para expor a organização e conseguir estar novamente ao lado da irmã, reavendo-a de uma vez por todas. Mas a investigação de Lo vai fazê-la questionar as próprias verdades... e até mesmo quem ela é.

Resenha: O projeto, de Courtney Summers (autora de Sadie), suspense publicado pela Plataforma 21, desenvolve uma trama instigante e perturbadora, ainda mais por situar elementos tão curiosos e diferenciados.

Lo acorda do coma após um acidente, descobre que seus pais estão mortos, e que sua irmã, Bea, agora faz parte de um projeto misterioso chamado "Unidade" comandado pelo líder Lev Warren. 

Tal projeto é cercado por uma organização ainda mais duvidosa e que promete salvação para àqueles que o procuram. As perspectivas parecem confusas, ainda mais pelas mudanças exploradas dentro da tragédia em si.

Trata-se de encontrar um apoio, e não é somente a respeito do culto em si. E essa questão foi muito bem explorada, tanto pelo que Lou e Bia passam. Manipulação e poder caminham lado a lado nessa jornada tão perigosa.

Sua vida não poderia estar mais desorientada, e também surgem muitas desconfianças. E agora cabe a Lou tentar encontrar uma solução para desmascarar as ações dessas pessoas. A protagonista só deseja saber qual a verdade em tudo isso, e especialmente poder ter a sua irmã de volta, com a devida segurança.

"Deus, susurra ela, e é só isso que ela sussurra, sem parar. Deus, eu faço qualquer coisa. Por favor, Deus...
E aí, Ele aparece."

A obra é divida por partes, e diante de um enredo repleto de investigações, há muito a se questionar ao longo dessas páginas. Segredos e reviravoltas são revelados de forma a deixar as cenas ainda mais envolventes. Sem contar que a emoção se faz presente por todas as ações hipnotizantes que são repassadas.

Esse livro é inspirado na tragédia do caso Jonestownem: um culto religioso estadunidense que levou mais de quarenta seguidores à morte. Pesquisando mais a respeito, nota-se que essa história conseguiu captar bem a essência dos acontecimentos, o que deixa tudo ainda mais intrigante.

Classificação: 4/5

Comentários