Resenha: Reputação - Lex Croucher, Editora Rocco

 Sobre o livro:




Sinopse: Atenção! Este livro contém: - Usos impróprios de uma adega. - Cavalheiros lindos, ricos e de ar angustiado. - Bullying em um piquenique. - Primeiros amores. - Primeiros baseados. - Um cavalo com seu próprio quarto. - Jovens damas da alta sociedade se comportando de maneira absolutamente escandalosa. Uma mistura de Bridgerton com Meninas malvadas, Reputação é um romance de época capaz de arrancar gargalhadas. Passado em um período em que a reputação de uma dama era tudo, esta comédia romântica fala sobre amizades, primeiros amores, consentimento, hierarquia social e pertencimento, tudo através dos olhos de uma heroína inesquecível. Ignorada pelos pais, a inteligente e ingênua Georgiana Ellers vai passar o verão com seus enfadonhos tios no interior da Inglaterra. Em uma festa particularmente entediante, ela conhece a enigmática Frances Campbell, uma integrante da alta sociedade que leva o tipo de vida com o qual ela jamais sonhou. Para sua surpresa, Georgiana é acolhida pelos aristocráticos amigos de Frances, um grupo rebelde e indecoroso que a distrai da monotonia. De repente, sua vida se torna uma sucessão de fins de semana sem acompanhantes, mas cheios de bebedeiras, substâncias ilícitas e duvidosas, gastos frívolos e cavalheiros misteriosos — e um em especial que chama sua atenção: Thomas Hawksley, que tende a cruzar com Georgiana em seus momentos mais embaraçosos e não se impressiona com a rebeldia de seus amigos. Sob o olhar sarcástico da protagonista, esta comédia romântica é um delicioso mergulho na era da Regência britânica, com direito a muitas festas luxuosas, homens bonitos montados em cavalos, mulheres em corseletes e pérolas, e um senso de humor que Jane Austen aprovaria.

Resenha: Reputação, de Lex Croucher, publicado pela Editora Rocco, é uma leitura peculiar e viciante, justamente por ser um romance de época com elementos tão instigantes e diferenciados. É uma comédia romântica que apresenta personagens ousados, em especial pela época retratada, e na verdade esses é um dos principais destaques desse enredo.

"Tudo começou em uma festa, como acontece com quase tudo que interessa."

A protagonista - e heroína - Georgina Ellers, é muito inteligente, mas tem um desejo forte de fugir, além das histórias nos seus livros. É extremamente difícil que o leitor não goste de sua personalidade ou ao menos se identifique com algum de seus traços. 

Após conhecer a imprudente  e excêntrica, Frances Campbell, uma garota rodeada por enigmas, ela tende a mudar um pouco, ainda mais por tudo que começa a vivenciar. Um estilo de vida cercado pela riqueza, mas que carrega um tom mais sombrio quando este é muito explorado.

A vida libertina é apresenta para Georgina, de modo que ela tende a ter percepções ainda mais curiosas e repletas de empolgação. Autodescoberta e até aceitação acabam sendo repassados, ainda mais porque Georgina passa a impressão de estar se sentindo um pouco isolada nesse círculo ao qual Frances faz parte.

Em paralelo, mas ainda nesse novo universo conflitante, que acaba conhecendo Thomas Hawksley. Mais sensações lhe são situadas, como se sua vida não estivesse ficando cada vez mais complexa. 

Mas é ótimo poder acompanhar o processo de uma personagem que não tinha passado por muitas experiências.

Já era de se esperar que este livro seja divertido, espirituoso e que ainda teria um tom sarcástico - o que é mesmo - mas a surpresa maior está pelo modo como a narrativa é conduzida. As cenas são repletas de carisma e emoções novas, o que torna a leitura ainda mais interessante.

Alerta de gatilho: essa obra possui cenas envolvendo abuso de drogas, relações tóxicas, violência sexual e doméstica, dentre outros.

Classificação: 4/5

Comentários