Resenha: Tombos - Eunice Maciel, E-galáxia

 Sobre o livro:




Sinopse: Quatro personagens, dois homens e duas mulheres, têm suas vidas inteiramente modificadas a partir de crises pessoais. Helena é uma dona de casa, bonita e mimada que acreditou no casamento eterno. É obrigada a rever sua vida ao descobrir que o marido é homossexual e tem um relacionamento de muitos anos com outro homem. Douglas é um fazendeiro, hoje rico, que nasceu numa favela, e viveu um grande amor. Agora encontra-se livre para amar novamente depois de ter rompido um casamento que não o fazia feliz. Juliana é recém-separada, tem um emprego do qual não gosta, um ex-marido com limitações financeiras, e se relaciona mal com os filhos. Convive diariamente com Tancredo, seu chefe, que tem por ela uma paixão platônica e bem poderia fazê-la feliz. Mas ele é apático, inseguro, e nunca irá se declarar. Há um final triste e outro feliz, resultado da forma como os personagens encaram os tombos que a vida lhes deu.


Resenha: Em "Tombos", livro publicado pela escritora nacional, Eunice Maciel, o leitor tem a oportunidade de conhecer a respeito de quatro personagens: Helena, Douglas, Juliana e Tancredo. 

E sabe o que mais se destaca entre todos esses nomes? É que todos eles são bastante reais em suas características, emoções, dramas e desenvolvimentos de forma real. Diante desse lado mais crível, é fácil poder perceber suas ligações e especialmente para criar algum tipo de identificação.

No meio de tudo isso, as histórias são exploradas dentre os relacionamentos e as respectivas escolhas e mudanças. E também de como todos podem ser afetados diante da famosa "ação e consequência". 

E o título desse livro faz um sentido enorme à medida em que é possível compreender mais sobre cada um... são os tombos ocorridos no decorrer da vida. Esses relatos são tão expressivos que carregam muito mais diante dessas páginas, tamanha intensidade das situações.

Personagens e ambientações são situados de uma maneira espetacular, e que surpreende pelo modo como as conexões são feitas. Uns são mais fortes que os outros, mesmo porque é assim mesmo... o ser humano é diferente, é único.. enquanto alguém pode conseguir se reerguer e seguir pela força de um desejo, ainda vai existir aquele que não vai ter a mesma disposição.. nem todos conseguem enfrentar bem as adversidades que surgem.

"Tinha chegado à conclusão de que não estava satisfeito com a vida e que só eu poderia fazer as mudanças que me permitiriam ser feliz novamente."

Uma obra que te faz refletir dentro de um texto tão íntimo, perspicaz e marcante. São ensinamentos fortes, situados em experiências sobre dificuldades, conhecimentos, motivações, receios, perdas e acima de tudo sobre o quanto é necessário seguir adiante e tomar decisões importantes para se reerguer.

Difícil parar de fazer essa leitura, pelo menos não sem antes chegar ao final. A escrita da autora é envolvente demais, justamente por conseguir trabalhar com sentimentos tão únicos e especiais, cada um a sua maneira e interpretações pessoais.

Classificação: 5/5

Comentários