Resenha: A mentira da racionalidade - Tim Ash, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: ENTENDA O QUE TORNA VOCÊ HUMANO! Neste livro falaremos dos pontos que os 8 bilhões de habitantes da Terra têm em comum. Desde os primeiros dias de vida no planeta, nossos ancestrais foram moldados por condições implacáveis de sobrevivência. Processos adaptativos – também compartilhados com insetos e répteis – que ocorreram há milhares de anos ainda estão dentro de nós. Adições posteriores são comuns a todos os mamíferos, desde o menor dos musaranhos à mais gigantesca baleia. Algumas capacidades foram incorporadas há relativamente pouco tempo, e são compartilhadas apenas com nossos primos primatas. E a explosão desenfreada de humanos no planeta tem uma explicação muito simples: as peculiaridades da nossa evolução como espécie. A única forma de entender com o nosso cérebro funciona é examinando todo o processo evolutivo. Aqui você descobrirá: A história do que nos torna humanos, a partir da perspectiva evolucionista; Como a nossa antiga e mais recente evolução criou nossa psicologia; As semelhanças compartilhadas por todas as 8.000.000.000 de pessoas da Terra; Que nosso cérebro consciente consegue analisar informações e nos apresentar opções, mas não tem o poder de decidir; Que toda decisão é tomada bem antes de a consciência conseguir fabricar uma “razão” retrospectiva para ela. Prepare-se, vai ser uma viagem alucinante!


Resenha: "A mentira da racionalidade: Desmitificando nosso modo de pensar e por que agimos como agimos", de Tim Ash, publicado pela Editora Gente apresenta uma leitura fascinada a respeito do entendimento da mente humana.

Incrível como o autor explora sobre a evolução em todo o seu processo ao longo dos tempos, baseando-se pela psicologia. E justamente por explicar os comportamentos e tudo que está conectado a mente. É possível perceber que há um entendimento impecável, porém o texto é desenvolvido de forma leve, justamente para fazer com que a leitura seja leve e ainda mais interessante.

O autor faz analises importantes diante de atitudes, escolhas, planejamentos, equilíbrio, consequências e demais princípios essenciais na vida. O modo como o autor expressa a temática deixa tudo ainda mais compreensível, ainda mais pelos ensinamentos e pontos de vista repassados.

"Às vezes, nossas reações e respostas são apropriadas e incrivelmente úteis. Num piscar de olhos podemos avaliar situações complexas e chegar a decisões críticas de vida ou de morte. Outras vezes, somos aparentemente nossos piores inimigos ao cometer os mesmos erros, até quando sabemos que os resultados serão contraproducentes, ou mesmo fatais."

As perspectivas são únicas e acabam se tornando ainda mais especiais, por conseguirem conectar as necessidades e demais aprendizados, tanto por dentro quanto por fora. Situa-se mais sobre sobre fundamentos envolvendo sentimentos, decisões e demais propósitos abordados.

Essa é mesmo uma viagem maravilhosa por conta de todas as informações e características situadas. Um livro que trabalha o cérebro, mas que envolve muito mais o coração, muito mais do que podemos imaginar. Pela sabedoria nesses objetivos traçados, fica claro o quanto os desafios são intensos e peculiares.

"As emoções são o ponto de referência para a sobrevivência. Quanto mais forte a sensação, mais imediata é a reação a ela. Vamos na direção da experiência de emoções positivas, esperando que algo de bom aconteça e afastamo-nos da experiência das emoções negativas, esperando evitar a dor."

Classificação: 4/5

Comentários