Resenha: Meu livro de cabeceira, Raffa Fustagno, Marina Mafra e Desire Oliveira - Editora Leya Brasil

 Sobre o livro:




Sinopse: Em Meu livro de cabeceira, as autoras convidam leitoras e leitores para uma celebração da magia da leitura na forma de incríveis histórias. Neste livro, três jovens escritoras – e leitoras – contam histórias para quem não resiste a cheiro de livro, ama uma estante lotada e conhece o poder de uma boa leitura. Em “A Hora da Estela”, Raffa Fustagno apresenta Manuela, uma menina que precisa ler, para a escola, um livro de Clarice Lispector. Ao procurar um exemplar num sebo do bairro, ela encontra muito mais: entre lombadas coloridas e palavras repletas de sensações e sentimentos, parece existir ali um portal muito real para um mundo onde a conexão com as pessoas ao seu redor pode ser ainda mais profunda e duradoura. Já em “Uma história por correspondência”, de Marina Mafra, conhecemos a veterinária Georgina, que, após uma desilusão amorosa, recebe um envelope verde. Lá dentro, numa carta assinada por um misterioso sr. F., ela se depara com a história mágica de uma pessoa comum – e logo se vê ansiando pelos próximos capítulos. Spoiler: na vida não existem spoilers. Por último, mas num texto tão fascinante quanto os anteriores, Desire Oliveira mostra, em “O amor e o tempo”, três gerações de mulheres unidas por um antigo livro – que, no entanto, aparenta narrar uma trama diferente para cada uma delas. Estranho? Nem tanto: toda pessoa é também autora daquilo que lê. As melhores histórias, por mais distantes no tempo e no espaço que possam estar, são sempre sobre você. Pois vida e leitura são uma via de mão dupla: livros transformam vidas, vidas se transformam em livros. Palavras geram sentido que geram emoções que geram palavras – e impulsionam existências. Meu livro de cabeceira é todo seu!

Resenha: Livros de contos sempre se mostram atrativos por conta do modo como são apresentados. E em "Meu livro de cabeceira", publicado pela Editora Leya Brasil, o leitor tem a oportunidade de conhecer três histórias especiais demais, escritas por Raffa Fustagno, Marina Mafra e Desire Oliveira.

Em "A hora da estrela" Manu é uma menina conectada com o mundo dos livros, então é fácil demais se apegar a ela. Mais incrível ainda é acompanhar, junto a ela, todas as sensações situadas no meio da literatura, e de tudo que a mesma desperta em sua vida. 

Por ser passar num sebo, é ainda mais instigante ao entender as percepções da garota. Além disso, há questões importantes a respeito de aceitação e representatividade nesse mesmo contexto.

Em "Uma história por correspondência", Georgina é uma veterinária que se mostra bem dedicada ao seu trabalho, e após uma desilusão amorosa, acaba focado em outras coisas que surgem para ela. 

Há um certo mistério envolto sobre algumas cartas que ela anda recebendo. Esse é um dos destaques essenciais já que fica aquele suspense de como será a próxima carta a ser recebida.

Em "O amor e o tempo" é possível acompanhar diferentes pontos de vista por três gerações de mulheres e suas transformações recorrentes. Tudo começa com Amélia, depois passa por Marcela e por fim por Cleo. Um livro que será lido por essas três pessoas e em fases de vida completamente distintas.

É maravilhoso poder ter essa noção do quanto um livro pode agregar (e impactar) na vida de alguém, ainda mais porque as experiências de leituras acabam se tornando únicas, e esse é o diferencial deste último conto.

De modo geral, é uma obra carismática e que se mostra extremamente envolvente diante todas as emoções repassadas. É apaixonante acompanhar as descrições e o modo como os ensinamentos se mostram expressivos demais nesses acompanhamentos.

Os enredos são independentes, porém é muito bom poder perceber algum tipo de identificação em todos eles. Em especial, por conta do desenvolvimento dos personagens, que são muito bem compreendidos no decorrer das histórias.

Classificação: 4/5

Comentários