Resenha: Bruxas literárias - Taisia Kitaiskaia, Editora Darkside Books

 Sobre o livro:




Sinopse: Se toda mulher é bruxa, o que dizer das mulheres que usaram uma dose extra de magia para tecer enredos imortais, conjurar personagens inesquecíveis e plantar poemas exuberantes como árvores frondosas? Partindo desta premissa, a autora Taisia Kitaiskaia e a ilustradora Katy Horan reuniram um coven e tanto em Bruxas Literárias, convocando autoras como Mary Shelley e Agatha Christie, passando por Safo, Emily Dickinson, Toni Morrison, Virginia Woolf, Audre Lorde, Emily Brontë e Octavia Butler. Vindas de diferentes países, culturas e épocas, estas e outras bruxas literárias formaram um círculo em DarkLove, convocando todos a lhe darem as mãos em uma celebração da força e do poder das mulheres através dos tempos. Com a chinesa Eileen Chang, acendemos uma vela para os amores naufragados. A iraniana Forugh Farrokhzad nos desafia a provar a poção mágica das novas paixões. A argentina Alejandra Pizarnik nos mostra como transitar entre os fantasmas da memória. As palavras encantadas da poeta hindu Mirabai carregam nossos anseios como fumaça de incenso e a japonesa Yumiko Kurahashi nos ensina a abraçar a mulher selvagem que mora em todos nós. Reunindo trinta autoras de todos os cantos do mundo, Bruxas Literárias recria essas escritoras como as feiticeiras das palavras que elas são: mulheres ousadas, de criatividade e originalidade ímpares. Cada perfil é apresentado com três instâncias imaginativas das autoras, seguidas por breve biografia e sugestões de leitura. Para a edição brasileira, a DarkSide® Books apresenta uma galeria especialíssima, com três bruxas literárias nacionais: Carolina de Jesus, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. Recriadas com as ilustrações fascinantes e enigmáticas de Gabee Brandão, a tríade brasileira ganha vida eterna nas páginas deste livro encantador e enfeitiçado. Com texto lírico e valente, afinado com a alma DarkLove, Bruxas Literárias abrasa nossa chama interior com um livro-oráculo que nos guia à nossa essência mágica.


Resenha: Bruxas literárias - Alquimia das palavras, é escrito pot Taisa Kitaiskaia, ilustrado por Katy Horan e com uma edição belíssima pela Editora Darkside.

Nessa obra, temos a oportunidade de conhecer trinta escritoras mencionadas diante de muita inspiração e sentimentos de empoderamento.

"A bruxa, contudo, é uma mulher que está inteiramente por conta própria. Ela é, não raro, uma forasteira, e seu dom é a transformação. Ela é uma agente da mudança, cujo trabalho é estimulado pela fala: um encantamento, uma conjuração, uma benção, uma maldição."

O texto destaca fatos a respeito das bruxas mencionadas, como Emily Brontë, Virginia Woolf, Mary Shelley, Sylvia Plath, Shirley Jackson, Octavia Butler, Clarice Lispector, Agatha Christie, dentre outras, todas igualmente marcantes demais. 

Vale destacar que ainda há as leituras recomendadas sobre cada uma das escritoras destacadas, além das características envoltas a respeito delas.

Para complementar esse guia tão curioso, as ilustrações são cercadas por beleza, encanto, simbologias e certas estranhezas. Pode fazer com que o leitor questione e pense sobre as expressões compartilhadas em tanto mistério.

"Tecelãs, oleiras, cozinheiras e curandeiras - todas têm conotações bruxescas, por terem tradicionalmente sido mulheres com o dom de transformar algo cru em algo sofisticado."

Não precisa ler tudo de uma vez só, e esse é o mais legal. O leitor pode ler aos pouquinhos, quando quiser e em qualquer página que queira. Então, sim, para esse dia das Bruxas (Halloween 31/10)) essa é uma ótima indicação de leitura.

"Vá em frente. Abra em qualquer página. Siga o seu destino.
Acolha a sua bruxa."

Classificação: 4/5

Comentários