Resenha: Cada um sabe onde o poema aperta - Viviane Viana - Caravana

 Sobre o livro:




Sinopse: Viviane Viana imprime imagens carregadas de emoções que tocam nossos sentidos, apertando aqui e ali, conforme a ludicidade do título prenuncia. É poesia de vida, é poesia para vida, que poetiza um ser livre, múltiplo, diverso. Durante o percurso pelas páginas do livro, que nos brinda com espaços para respiros e reflexões, vamos reconhecendo dores, angústias, inquietudes e amores – latentes, adormecidos ou anestesiados – em nós. São poemas fortes e contemporâneos, habilmente estruturados. A autora é contundente na denúncia da miséria, da desumanização, dos preconceitos. É também delicada e divide com o leitor suas feridas, parte do subterrâneo de sua alma. Tudo isso elaborado de forma esmerada e acessível, com entregas fluidas e musicais. Cada um sabe onde o poema aperta mostra que o sopro da poesia, que vem de dentro, e se manifesta no lirismo da linguagem com inúmeras combinações de movimentos de lábio, língua e boca, está sempre se reinventando e ganhando novos contornos.


Resenha: 

"Se um poema me tomasse de assalto o que levaria de mim?

A escritora e jornalista Viviane Viana, autora de "Cada um sabe onde o poema aperta" sabe bem como trabalhar com as palavras. 

Nessa coletânea de poesias contemporâneas, o leitor já deve esperar o encontro com várias emoções, estas que podem variar de acordo com cada mensagem repassada. Isso porque as identificações sempre irão ser distintas para quem está lendo cada texto.

Então sim, é uma obra envolta por muitas e muitas reflexões. As pessoas reconhecem seus próprios sentimentos, e é por isso mesmo que a leitura se torna tão pessoal e marcante. 

"de mão dada
com a namorada
foi hostilizada
por psiquê mutilada
de uma sociedade algemada
à hipocrisia pelada"

Por meio de uma escrita leve, mas repleta de manifestações e sensibilidade, é interessante ressaltar que há a abordagem de temáticas relevantes demais para nossa sociedade, como prec0nceit0, miséria, desumanização, dentre outros.

Ao mesmo tempo, a linguagem é expressiva e de fácil compreensão, justo por explorar uma escrita leve aos conceitos trabalhados. Uma leitura indicada aos que curtem o gênero e também aos que desejam se aventurar nessa area.


Classificação: 5/5

Comentários