Resenha: Os vilelas - Ricardo Bernhard, Editora Sete Letras

 Sobre o livro:




Sinopse: Quando os anseios pessoais de quatro Vilelas entram em conflito com suas próprias noções de moral, a lealdade, o orgulho e o egoísmo são desafiados. Além disso, os entrelaces dos vínculos familiares e os empecilhos corriqueiros da vida moldam ainda mais as escolhas que definem o destino de pai, mãe, filho e filha. Ao longo de quatro décadas – entre 1979 e 2019 – acompanhamos os acertos, erros, acasos e contradições de quatros personagens de uma típica família de classe média carioca.


Resenha: Os Vilelas, do autor nacional Ricardo Berhard, explora uma história complexa por conta das experiências de personagens que tem muito a ensinar neste contexto trabalhado.

Histórias que envolvem tempos diferenciados sempre acabam se tornando mais dinâmicas por conta das visões novas que vão surgindo. E é exatamente assim que o leitor se vê por meio das quatro décadas trabalhadas, entre 1979 e 2019. Há muito a ser vivenciado e compreendido em uma família cercada de conflitos, emoções contraditórias e dramas relacionados.

E quando se fala em sentimentos, é certo que há muitos a serem contextualizados. Dentre receios, segredos, conquistas, erros e acertos, existe todo um caminho de relacionamentos, descobertas, inseguranças, oportunidades, mudanças, estilo de vida, escolhas e afins. 

Joaquim, Adriana, Diogo e Luísa - quatro personagens são colocados a prova em situações que são bem delicadas e ao mesmo tempo cercadas de fascínio. Personalidades distintas, bem como suas próprias experiências de vida. Mas fica claro o quanto atos e suas consequências podem intervir na trajetória de alguns dos integrantes dessa família.

Vale ressaltar que há muitas mensagens interessantes, além de vários questionamentos apontados também. Uma obra que desafia ações e seus impactos, dentre outras situações e perspectivas que acabam sendo bem realistas no cenário explorado. Na verdade, esse é um dos destaques essenciais desse título: o modo real situado em cada um dos personagens trabalhados.

A escrita é envolvente logo nos primeiros capítulos, ainda mais pela forma como há a abordagem dos temas trabalhados nesse decorrer. De forma bem pessoal - por conta da minha experiência de leitura, posso afirmar que gostaria muito de poder ler mais obras do autor.

Classificação: 5/5

Comentários