Resenha: Lourdes - Cristina Wollenberg, Palavra bordada

 Sobre o livro:




Sinopse: O ano é 1999. Camila faz o que qualquer garota de 16 anos da sua época faria: vê TV, séries, videoclipes e procura referências que a fazem crer que tem muito mais do mundo lá fora, do que na previsibilidade da sua cidade natal. Cansada da mesmice e do tédio de viver em uma cidade que não tinha nada de interessante para alguém de sua idade e movida pelo ímpeto de desbravar o mundo decide que lá não fica. Seus planos incluem juntar dinheiro, cursar um ano de faculdade, estudar inglês e não se apaixonar, para que nada nem ninguém atrapalhe seu caminho. Quando completa 18 anos, parte para os Estados Unidos, determinada a encontrar um emprego, um lugar para morar e ingressar a faculdade de jornalismo. Mas, ao chegar ao seu destino, conhece Lucas, um jovem charmoso demais para se confiar e ao mesmo tempo irresistível. Camila começa, então, uma batalha para evitar o romance, e, quando menos espera, se vê envolvida em um triângulo amoroso. É neste cenário que tem início uma caminhada de aprendizado e amadurecimento, na qual a grande bússola de Camila serão os ensinamentos deixados por sua avó, Lourdes. Lourdes é um romance que retrata de forma sensível a procura da identidade de uma jovem em sua passagem para a vida adulta em uma terra estrangeira.

Resenha: Lourdes, da autora nacional Cristina Wollenberg (Palavra bordada) apresenta uma história sensível, marcada por muitas possibilidades e sentimentos empolgantes. A ambientação compreendida no ano de 1999, e todas as descrições nas cenas, remetem a um ar mais nostálgico e extremamente viciante.

A protagonista se chama Camila, uma jovem que ainda tem muito a aprender com suas próprias experiências de vida. Diante de muita coragem e determinação, a garota consegue seguir seu sonho de ir para os Estados Unidos afim de trabalhar e estudar o que deseja. 

Com certeza é uma aventura e tanto, e acredito que vários adolescentes já devem ter tido esse mesmo sonho - pelo menos eu tive, e foi uma pena não ter conseguido. Mas é diante disso que percebe-se o quanto é possível aprender mais sobre si mesmo quando se segue seus ideais, apesar de todos os receios no meio do caminho.

Camila é uma personagem incrível, e na verdade é bem difícil não se identificar um pouco, ou muito, com ela e todas as suas atitudes, objetivos e relacionados. Uma adolescente que tem muito a oferecer, assim como ainda tem muito pelo que amadurecer também.

Mas então quem é Lourdes, ao qual remete o título deste livro? Ela é a avó de Camila, que infelizmente já veio a falecer, mas lhe deixou ensinamentos muito relevantes para sua jornada que é repleta de desafios. Seus conselhos acabam sendo o diferencial dessa obra e que auxiliam demais em toda a trajetória.

Por falar nisso, se torna muito interessante poder ler a respeito da imigração, ainda mais para a época compreendida. E de fato, a temática abordada se torna curiosa e bem diferenciada, devido tamanha complexidade envolvida.

Uma leitura leve, e que se torna muito especial a medida em que o leitor vai se aprofundando cada vez mais na vida de Camila e de todo o seu processo. Dentre todos os elementos situados, há amizades, romance (incluindo um triângulo amoroso), referências e momentos divertidos.

Mais instigante ainda é saber que esse é o romance inicial de uma trilogia que vai seguir os passos da protagonista até a vida adulta. Então, é claro que há muito pelo que ansiar nessa história ainda.

Classificação: 5/5

Comentários