Resenha: O astronauta - Jaroslav Kalfar, Editora Aleph

 Sobre o livro:




Sinopse: O mundo está intrigado com um estranho fenômeno no céu, mas bancar uma viagem espacial parece arriscado demais. A República Tcheca, porém, aceita o desafio e designa o professor de astrofísica Jakub Procházka para a missão, talvez o único capaz de realizar uma tarefa tão perigosa. Uma vez no espaço, ele deverá coletar a misteriosa poeira cósmica que surgiu entre Vênus e a Terra. O astronauta torna-se, então, uma celebridade, mas nem tudo acontece como ele imaginara. Quando passa a se sentir insuportavelmente solitário, Jakub faz uma amizade inusitada com uma aranha alienígena. Alucinação ou realidade, os dois se entregam a conversas profundas sobre temas diversos, desde a maravilha do bacon até a natureza do amor, da vida e da morte. Entre ficção e realidade, Kalfař esmiúça o passado de Procházka e a história política da República Tcheca, tornando o leitor testemunha não só de uma intrépida viagem interplanetária, mas da busca de reconciliação do personagem consigo mesmo e com sua nação. Primeiro romance de Jaroslav Kalfař, O astronauta foi finalista de diversos prêmios literários e traduzido para mais de dez idiomas. Uma adaptação cinematográfica da obra será lançada em breve pela Netflix.

Resenha: "O astronauta" de Jaroslav Kalfar, é o mais novo lançamento pela Editora Aleph. Apresenta uma história complexa e ao mesmo tempo instigante demais por conta de toda a abordagem compreendida.

Um astronauta tcheco tem a missão principal de ir atrás de uma poeira cósmica misteriosa e que remete a muitas dúvidas e medo pelas pessoas. Ser o primeiro homem do país ao estar no espaço com certeza é um desafio e tanto e acarreta muitos riscos nesse processo.

Porém, ele se depara com uma aranha alienígena e de maneira mais inesperada possível, acaba fazendo amizade com esse ser de pernas finas. Por conta disso, ambos começam a ter diálogos curiosos, mas que envolvem certas reflexões bem profundas também. Que companhia mais inusitada, não é mesmo?!

Fãs de ficção científica irão se encantar por essa trama tão instigante, diferenciada e cheia de elementos importantes para a trajetória. Como fã do gênero e de forma bem pessoal, posso afirmar que o destaque segue por conta de toda a história envolvida e de como o personagem central se vê no meio de seus conflitos, e essencialmente ao explorar suas próprias lembranças e sentimentos mais insanos.

Uma obra envolta numa viagem repleta de questionamentos e que gira muito em torno do lado psicológico, justamente pelas ações compreendidas e pelo cenários estruturado. O leitor tem a oportunidade de conhecer mais sobre o astronauta diante de tudo que ele relembra e pelas outras percepções que encontra.

Então, uma das questões principais é: o que é real e o que não é nessas conexões? Isso porque Jakub Procházka, o protagonista, se vê numa imensidão de emoções conturbadas, então é difícil supor o que está ao seu alcance e o que é fruto da sua imaginação. A questão da solidão é algo que mexe muito com ele, ainda mais pelos acontecimentos que seguem.

Assim né, difícil comentar sobre o livro sem comentar a respeito dessa edição perfeita - não que isso seja uma novidade, já que as obras da Aleph são sempre maravilhosas. A capa faz jus a história de forma geral e ainda tem um marcador de páginas tão lindo quanto a própria obra em si.

Mais interessante ainda ao saber que, em breve, haverá o lançamento da adaptação deste livro por um filme na Netflix, com o ator Adam Sandler. Difícil segurar a ansiedade para poder conferir como será feito o trabalho de toda essa premissa pela tela.

Classificação: 4/5

Comentários