Resenha: Fuga - Douglas Ramos, Editora Ases da Literatura

 Sobre o livro:




Sinopse: Laura Silva, uma jornalista amoral, ajuda a polícia a prender um grande chefe do crime. Ela continua vivendo sua vida e tratando dos seus negócios, até ser perseguida e incriminada por algo que não fez. Na sua procura por respostas, identifica um suspeito, que pode estar relacionado ao chefe do crime que ajudara a prender anteriormente. A partir daí, inicia-se um jogo de gato e rato, que culmina em revelações ainda maiores e numa busca incessante por se livrar de algo que parece nunca ter fim. 


Resenha: "Fuga", obra escrita pelo autor nacional Douglas Ramos e com publicação pela Editora Ases da Literatura, explora uma história instigante e intensa, envolvendo muitas perseguições, segredos, revelações, questionamentos e casos que se conectam no decorrer das cenas.

A protagonista desse enredo se chama Laura Silva, e tem uma personalidade única,  batalhadora, forte, decidida e confiante. Uma mulher negra que carrega consigo uma história bem conturbada, em especial pelo relacionamento tão distante com sua mãe, dentre outros fatores que influenciam no seu desenvolvimento de alguma forma. 

Poderia escrever um texto somente sobre suas características que se destacam pelo jeito como leva a vida e interpreta as situações, e ainda não seria suficiente para compreender tudo a seu respeito. Só lendo para conseguir ter essas percepções que são tão importantes na construção dela.

"A vida faz questão de separar as pessoas. Ou seriam as pessoas que fazem questão de separarem a si mesmas?" 

Porém, nem ela estava esperando vivenciar tantas confusões, ameaças e situações difíceis e assustadoras em sua jornada. De uma jornalista investigativa que obteve êxito ao auxiliar num caso policial intitulado como "Casa Barras" por ela mesmo, Laura se vê como fugitiva, sendo que até as pessoas próximas a ela estão em perigo. 

Essa é uma leitura envolvente demais, já que desde as primeiras páginas, o leitor tem a oportunidade de acompanhar momentos contraditórios, tensos e repletos de ação também. Impressões é o que não faltam diante tanta movimentação e confrontos inesperados.

Quando uma trama já começa com perseguições desesperadoras, com tiros e morte, é porque ainda vão ocorrer muitos momentos assim. Ação atrás de ação. E é realmente assim que acontece com esse enredo. 

-------------

Fica mais do que claro que estão atrás de Laura, mas será que ela sabe qual é o motivo? 

Diante de tudo que foi exposto, Laura só precisa juntar todo o quebra-cabeça para desvendar o que está acontecendo. Mas como é esperta, nem demora muito para isso acontecer. Outra pessoa em seu lugar ficaria em pânico total, mas Laura tem uma personalidade que se destaca demais, seja por encarar os perigos de frente, sem pensar nas consequências ou pelo fato de captar com agilidade detalhes que fazem muita diferença.

De forma pessoal, encontrei algumas boas identificações por Laura, apesar de ter um jeito bem mais frio e ter algumas atitudes duvidosas e que podem fugir do senso de moralidade. Não segue um padrão de protagonista perfeita, o que, aliás, é ótimo, deixando tudo mais realista. 

Ainda segue sendo uma personagem incrível e bem desenvolvida. Primeiro por ser jornalista - ao qual eu também tenho formação - e ao acompanhar seu jeito tão perspicaz, desconfiado, aventureiro e curioso a respeito dos fatos ao seu redor. Seu desejo por informação é um dos pontos altos de sua trajetória, e sem contar que não é de se importar com as opiniões alheias.

"A vida se tornou isso. Uma peça onde todos fingem ser quem não são e competem para ver quem tem a vida menos pior."

Além de Laura, outros personagens também se destacam demais nesse percurso, justamente ao envolver tantas gente perigosa, como Leandro Bonifácio - vulgo Korel e o taxista Luís que acaba a ajudando bastante em suas idas e vindas. E de fato, todos os envolvidos são muito bem exploradoss diante de uma narrativa perturbadora, e que se sobressai pelo modo como apresenta todos os elementos.

Todos os detalhes fazem diferença em um cenário tão conflituoso quanto esse. O tipo de obra que realmente chama a atenção, tanto aos fãs do gênero quanto aos leitores que desejam adentrar nesse estilo de texto e ambientação. 

Espero mesmo ter a oportunidade de ler mais obras do autor. 

Queria poder falar mais? Queria! Mas assim né.. um enredo tão marcante quanto esse merece ser lido por conta própria para captar bem todas as surpresas exploradas.

Classificação: 5/5

Comentários