Resenha: Iluminações - Alan Moore, Editora Aleph

 Sobre o livro:




Sinopse: O aclamado autor de V de Vingança e Watchmen nos presenteia com nove histórias contrastantes, inéditas em português. Em sua primeira antologia de contos, Alan Moore explora os limites da realidade e do tempo, do humor e do medo. Os contos nos trazem charlatões confrontados com o místico e criaturas sobrenaturais se infiltrando em um grupo de estudo paranormal, além de um romance drástico entre integrantes de um bordel especial e o motivo da explosão que iniciou o nosso universo. Também acompanhamos a venda de um terreno para o novo proprietário do negócio que é o universo e os bastidores sujos do último século da indústria dos quadrinhos. Entre nostalgia de um passado que não foi tão interessante assim e o vislumbre de um apocalipse bem-humorado, Iluminações é um deleite tanto para quem já conhece Alan Moore como quem deseja um primeiro contato.

Sobre o Autor: Alan Moore é frequentemente considerado o mais influente autor da história dos quadrinhos. Seus trabalhos seminais incluem A Liga Extraordinária, Do inferno e O monstro do pântano. Ele também é o autor do romance Jerusalem, best-seller do New York Times. Ele nasceu em Northampton, Reino Unido, e lá mora desde então.


Resenha: "Iluminações", de Alan Moore (autor de V de Vingança e Watchmen, publicado pela Editora Aleph, já se destaca diante de uma edição impecável. Uma coletânea de contos com nove histórias incríveis e muito bem desenvolvidas diante todos os elementos trabalhados.

Os títulos de cada conto são: "Lagarto hipotético", "Nem mesmo lenda", "Local, local, local", "Leitura a frio", "O estado altamente energético de uma complexidade improvável", "Iluminações", "O que se pode saber a respeito do homem-trovão", "Luz americana: uma avaliação" e "E, enfim, só para dar cabo do silêncio".

Não é possível comentar de forma individual, mas no geral todas as tramas são bem detalhadas, e cheias de combinações, conceitos e representações. Impressionam muito pela capacidade de emoções repassadas.

Possuem características bem marcantes, e isso pode ser percebido bem, em especial aos fãs do autor e dos gêneros explorados, que são variados. Outro ponto que ganha destaque, justamente porque há muito a ser compreendido no decorrer de histórias tão instigantes e peculiares.

O que mais pode chamar a atenção são as abordagens diferenciadas, bem como a narrativa ser tão instigante sobre os personagens apresentados. No meu caso, essa é a minha primeira experiência com um livro do autor, e certamente já me deixou curiosa sobre mais de seu trabalho.

Enfim, as tramas se destacam por despertar a curiosidade a respeito do desfecho. E no final do livro, o leitor ainda tem a oportunidade de conferir mais a respeito do autor e ainda uma entrevista com o mesmo.

Classificação: 4/5

Comentários