Resenha: Aniquilada - Nathalia Pena, Editora Viseu

 Sobre o livro:




Sinopse: Verena é uma jovem garota eleita para governar o país. Do alto de seu Palácio Branco, a jovem aspira ao sucesso em seu mandato, apresentando grandes planos para mudar o destino da nação. Seus planos se alinham perfeitamente, exceto por uma coisa: situações estranhas e perdas de memória são recorrentes em seu dia a dia e a intrigam. Sua vida, então, muda do avesso quando a jovem é sequestrada por um grupo de pessoas que a auxiliavam no Palácio Branco. Verena descobre que toda sua vida era uma farsa e que sua memória vinha sendo apagada constantemente para que ela fizesse o que os representantes do governo quisessem. Ao longo de sua jornada de descoberta, Verena, junto com os irmãos Conrado e Adriel e os amigos Katashi e Kalani, vai enfrentar diversos perigos e se deparar com o medo por não saber em quem confiar. Uma realidade muito diferente do outro lado dos muros do Palácio Branco lhe espera nesta aventura.

Resenha: Em "Aniquilada - O mundo já é outro", da autora nacional Nathalia Pena (Editora Viseu), o leitor tem a oportunidade de conhecer uma trama instigante diante de tantos elementos conflitantes no decorrer dos episódios narrados. Temos fãs de distopia por aqui?

A personagem principal, Verena, parece ser intimidadora, ainda mais por se tornar uma governante tão jovem. Mas na verdade, o que estão fazendo com ela é o que torna tudo tão impactante no enredo. E assim, num misto de sentimentos complexos, que a obra inicia. 

Verena se vê no meio de pessoas manipuladoras, anda tendo lapsos de memórias, lembranças falsas e se mostra bem confusa diante suas próprias atitudes.. Está claro que há muitas mentiras e contradições ao seu redor. 

Ou seja, essa é uma realidade que não existe e ela é vista apenas como um simples objeto, uma farsa. Percebe que suas ações, na verdade, nunca foram realizadas conforme o planejado.

" - Isso é efeito colateral por te colocarem para dormir por dias e quando te acordam é para fazer um discurso ou campanha. Tem vezes que fazem você ficar apagada por semanas."

Conrado, o seu até então segurança, entra em cena para lhe abrir os olhos de tudo que está acontecendo. Explica que existe no mundo atual uma divisão entre puros e mestiços. E o poder é o que está acima de tudo. O irmão de Conrado, Adriel também é um personagem que vai acabar se destacando demais durante os episódios.

O leitor se sente preso diante dos acontecimentos e por todas as consequências compreendidas, em especial porque  os atos expostos são perigosos em vários sentidos. Emoções também estão por todo o lado neste percurso, desde medo, desespero, mágoas, anseios e afins.

Como esperado, há muitas críticas sobre diferenças de classe nesse cenário tão questionador e repleto de desconfianças, desafios  e representações. Mas afinal de contas, quais são as motivações? As descobertas são desesperadoras em vários sentidos.

A escrita é leve e ao mesmo tempo impactante e expressiva, ainda mais por compreeender uma protagonista jovem corajosa, com tantos potenciais no caminho, e por tudo que tem a oferecer. Tem muita ação nessa fantasia instigante, além de romance que merece destaque demais. Ah, e um desfecho capaz de surpreender qualquer leitor. Cadê a continuação?

Classificação: 5/5

Comentários