Resenha: Illuria: O Orbe Mágico - Thiago Gonçalves, Editora Pendragon

 Sobre o livro:




Sinopse: Cem anos se passaram desde a grande guerra. Illuria vive um período de paz, mas um estranho fenômeno migratório de monstros, ocorrendo fora de época, prenuncia a chegada de tempos sombrios. É nesse contexto que seis vozes emergem, quase acidentalmente, para viver e contar esta história: Malaquias, um necromante perdendo sua humanidade; Fa’Diel, uma elfa solar e maga em fuga, guardando consigo um poderoso artefato mágico; Mak, um anão ladrão enfrentando seu passado enquanto tenta voltar para casa; Andrei, um explorador e historiador que descobre uma nova vida na simplicidade de um monastério; Zomma, um elfo sideral e sentinela, sobrevivendo dia após dia aos preconceitos sofridos por sua condição de mestiço; e Bianca, uma batedora de um vilarejo desolado, onde crianças começam a desaparecer misteriosamente. Os seis, enquanto caminham em direção uns aos outros, acabam envolvendo-se na trama que definirá esta Era, cada um desvendando uma peça do quebra-cabeças e revelando-as em seus escritos. Cabe ao leitor, que acompanha cada saga individualmente, unir as pontas soltas. Talvez cem anos não tenham sido o suficiente para esquecer… Ou perdoar.

Resenha: "Illuria: O Orbe Mágico", do autor nacional Thiago Gonçalvez (Editora Pendragon) é um daqueles livros que já chamam a atenção pela capa e posterior edição em todos os seus detalhes incríveis. Vale destacar que, em cada capítulo, há uma ilustração (com formato QR Code para link com as imagens coloridas. As ilustrações são feitas por Ana Clara Miranda.

Tanto texto quando imagens se complementam de uma maneira incrível, e é muito bom ter a possibilidade de ver as mesmas no formato colorido. No começo do livro, já há a orientação a respeito disso, e é super válido afirmar que a experiência é muito melhor.

Fora isso, é uma obra que se diferencia diante de sua narrativa tão instigante: um contexto compreendido por meio de cartas, anotações pessoais, diários e mais relatórios curiosos. De fato, é importante ter essa compreensão antes de iniciar a leitura para melhor entendimento do enredo. Por isso mesmo a leitura acaba se tornando tão ágil e viciante.

A trama compreende seis personagens, que variam entre arquimagos, exploradores, alguns habilidosos, outros nem tanto, ladrões, caçadores, anões, soldados e afins. Essa mistura é incrível demais, justamente diante dos conflitos que são descritos sob o olhar deles. 

E é interessante demais acompanhar as visões diferenciadas de cada um deles. Isso porque as características individuais são bem exploradas, até mesmo para o leitor ter essa noção sobre eles. Na verdade, o que torna tudo ainda mais marcante são as ligações que vão sendo expostas.

E claro que por consequência, surgem muitos outros questionamentos e dúvidas sobre a sequência das cenas. Por ser o primeiro título de uma saga, já é mesmo de se esperar que hajam fatores introdutórios para os próximos volumes.

Uma história carregada por muita aventura e é por conta desse elemento em especial, que outros irão surgindo nesse decorrer. Tem muito do estilo RPG e fica claro que é uma grande influência nesse cenário. Mas vai muito além disso, outro destaque pela forma como o autor conduz cada detalhe envolto nesse universo.

Livro disponível em livro físico, e-book e no Kindle Unlimited.

Classificação: 5/5

Comentários