Resenha: Um cão caramelo e outros contos - Diogo Silva, Patrícia Osandon

 Sobre o livro:




Sinopse: Um cão caramelo e um caminhoneiro de coração mole que se tornam companheiros inseparáveis. Uma garota de vestido florido e um garoto atrapalhado que descobrem o primeiro amor. Uma massagista que não gosta do cheiro de protetor solar. Uma vovó que tem um peguete. Uma menina e o seu melhor amigo: um gato. Um pirata e um papagaio viajantes no tempo. A assistente de um sujeito desastrado. Um homem que não gosta de pequi. Um escritor em crise com os seus personagens. O que todos eles têm em comum? As narrativas de “Um cão caramelo e outros contos” estão ligadas por uma linha sutil que envolve muito mais do que a cor amarela e suas variações: é o amor o sentimento que move cada um dos contos desta coletânea. Mergulhe na história destes e outros personagens que são a cara do Brasil!

Resenha: "Um cão caramelo e outros contos" é uma coletânea de contos que se conectam por meio de sentimentos, e o principal deles é o amor. Exatamente por esse motivo que os textos são tão sutis, sensíveis e ao mesmo tempo carregados de retratações.

Sobre a equipe desse título tão especial: escrito por Diogo Silva e por Patrícia Osandón, além de possuir ilustrações feitas pela Anna Luíza de Oliveira Campos, com diagramação por Luiz Cláudio de Melo.

Emoções e cores podem explorar muitas representações, em especial por relacionamentos dos mais variados tipos. Seja por um caminhoneiro e seu coração doce com um cão, que ele dá o nome de caramelo. Um gato chamado amendoim e os relatos em um diário.

"Se algum dia disseram que chorar por animal é besteira, eu diria que é porque nunca foram capazes de amar um animal. E amor é amor, não importa de qual forma."

As histórias são muito leves e divertidas, e quem sabe há aqueles trechos onde é possível se identificar, não é mesmo? São aquelas sensações que podem variar, de leitor para leitor.

Por meio de muita expressividade, cada história - apesar de sua simplicidade - explora momentos envoltos por emoções, e essa é mesmo a base central. E é apenas isso que importa, é o que eles tem em comum, afinal de contas.

A obra também conta com uma playlist no spotify com músicas que inspiraram os autores nesse processo tão marcante. 

Vale destacar que os contos são independentes, por isso o leitor pode ficar a vontade para ler conforme a ordem desejar. Apesar disso, em nota inicial, a recomendação é que o último conto seja lido por último mesmo.

Classificação: 5/5

Comentários