Resenha: Enquanto olho o cardápio - Ana Rebello

 Sobre o livro:




Sinopse: Após o término inesperado de um casamento de duas décadas, o funcionário público Santarroza passa a viver uma rotina cheia de aventuras amorosas, com mulheres de perfis variados, muitas delas conhecidas por meio de um aplicativo de relacionamento. Na tentativa de colecionar conquistas - um escudo contra um compromisso sério - Santarroza enfrenta situações divertidas e inusitadas, enquanto desempenha papel estratégico na solução de um conflito familiar.


Resenha: "Enquanto olho o cardápio" obra nacional escrita por Ana Rebello e publicada por Autografia Editora, apresenta uma história envolvente e reflexiva ao explorar mais sobre um homem, após divórcio, tentando se reencontrar com a ajuda da internet.

Aos 51 anos, o funcionário público Santarroza, está passando por uma separação e sua vida está uma desordem. Claramente, deu para sentir falta da esposa e de tudo que ela fazia para ele, como roupas limpas, casa organizada, e afins.

Ele tem um filho de 15 anos, Matteo, e por isso foi lhe determinado a pagar pensão. Ele saiu de um relacionamento de vinte anos, então já é de se supor que seja uma adaptação bem mais difícil.

Diante da narrativa em primeira pessoa, o leitor tem a oportunidade de acompanhar seu novo estilo de vida e pensamentos mais variados, agora sendo solteiro. 

Santarroza, querendo aproveitar sua nova liberdade, decide entrar em aplicativos de relacionamentos. Precisa interagir com outras mulheres, então seria essa a solução mesmo? Enfim, agora ele começa a avaliar os perfis..

"Vamos continuar aqui com a brincadeira. Outro match! Opa! Hoje, está melhor que o esperado! Isso dá uma adrenalina no corpo, é divertido. Aliás, esse negócio deve ser a alegria dos inseguros, porque o homem nem tem a chance de receber um “não”, não precisa arriscar nada. É um jogo, cujo único resultado possível é ganhar. Na pior das hipóteses, o sujeito fica neutro, mas nunca se sente rejeitado."

É interessante acompanhar as percepções dele, mesmo porque, por mais banal que seja o assunto ou pensamento que esteja se referindo, fica claro que as emoções estão ali, em algum lugar. Pode ser algo intencional, ou não, mas deixa a obra mais realista.

E ainda focando nesse ponto, o destaque está justamente em como o protagonista se mostra tão real, ainda mais nos dias atuais.

Como esperado, esse é um romance envolto por mensagens acerca de padrões e relacionamentos. Uma temática relevante e aberta a várias discussões.

É uma leitura rápida, dinâmica e divertida, em especial nas partes das conversas no aplicativo. Ao mesmo tempo em que o personagem central vivencia algumas cenas bem inusitadas.

"Às vezes, sinto falta de uma companhia, mas quando penso nas pessoas reais que eu conheço, não consigo achar nenhuma boa o suficiente para ocupar esse papel. Então, ao mesmo tempo que quero alguém, fujo de qualquer coisa que possa me prender. É um sentimento contraditório."

Classificação: 5/5

Comentários