Resenha: Laila - Vanessa Silla

 Sobre o livro:




Sinopse: Eis aqui um livro-viagem, um romance-ciclone, um libelo-literário de alta voltagem. Se o universo da prosa ficcional costuma ser estruturado pelo uno, em Laila, o que temos é o domínio do verso, do diverso se derramando pelos capítulos, todos vívidos, de contínua intensidade, criando um efeito de sedução que nos captura pela sua trama urdida com autenticidade. Laila, personagem singular, que nos enreda, nos atiça, nos comove, nos provoca, é a voz reinante. Mas não está só: o imbricamento da malha narrativa nos traz a mãe legastênica, o cão Chora Menos, o muso Tuio, Lourdinha, Zayn e outros tantos personagens alçados com uma dicção que funde a oralidade e a linguagem das redes digitais em diálogos díspares, dinâmicos, diligentes. Fique de olho também, leitor de profundas camadas, na avó de Laila. Você verá que os eventos desta obra original se assemelham a episódios de ficção seriada, nos quais os fatos, vibrantes, provocam pontos de viradas e desdobramentos inesperados, arrastando-nos para uma imersão total no mundo desvelado aos poucos, mas plenamente, pela protagonista. Os topos concretos se alternam entre o Brasil, a Espanha, o Marrocos, mas os virtuais se espraiam pelo planeta inteiro da cibercultura. E, ao mesmo tempo em que os devices tecnológicos são ubíquos na história, o humano se arvora na temática sombria do tráfico de pessoas. Com Laila, Vanessa Silla nos oferece um relato-dança, ao estilo de Rumi. Prepare-se: você não vai ler um livro, vai viver uma experiência (de leitura) inédita. João Anzanello Carrascoza

Resenha: Laila, obra nacional escrita por Vanessa Silla,  explora uma história única,  carregada por vários sentimentos e cenas que instigam demais o leitor.

Laila é uma garota que vive, literalmente, na Internet. Tendo reconhecimento com seu trabalho, já é de se esperar que tenha muito o que apresentar sendo uma youtuber.

Apesar disso, Laila passa por várias situações inusitadas. Seus pais não são nem a favor que ela apareça tanto. Tanta exposição pode ter suas consequências sérias. Então, essa é uma questão bem complicada a se resolver. 

Num primeiro episódio, acaba se deparando com um garoto que fora atropelado. Ele chama demais a atenção dela por ser muito bonito. Mas esse é apenas o começo...

Logo surge uma viagem e mais coisas em um caminho repleto de dúvidas e mais questionamentos. Outros personagens também se evidenciam, deixando um ar de suspense ao longo das páginas.

O drama começa a ficar maior a medida em que a protagonista repensa atitudes suas e da própria família. É um quebra-cabeça complicado, com muitas conexões e mistérios também.

Não dá para negar que é um enredo cheio de reviravoltas, o que torna a trama ainda mais curiosa. Há tantas desconfianças, que até o leitor tende a se confundir. 

Uma personagem que trilha um caminho repleto de aprendizados, escolhas e aceitação, dentre outros fatores importantes em sua vida.

Diante de capítulos  curtos, é uma leitura de fácil compreensão e que pode ser lida em apenas um dia. O livro compreende temáticas bem relevantes e é ótimo acompanhar como todos são inseridos em uma narrativa tão dinâmica e envolvente.

Classificação: 5/5

Comentários