Resenha: O miolo - Káthia Gregório, Lura Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: Edésio é um jovem simples, trabalhador, de família humilde, sempre cultivando o sonho de seguir os passos de seu pai dentro da tradição familiar: tornar-se o miolo, o substituindo nas festas do boi-bumbá nos festejos de São João, no bairro da Madre Deus, no município de São Luís, no Maranhão. Chega o dia que esse sonho se concretiza com toda a beleza e alegria que o evento proporciona ao povo local, até que ele se vê diante da mais linda fantasia dos festejos - o amor. Diante de Ana, garota de família classe média e tradicional, ele se rende ao mais puro sentimento jamais experienciado, sem, contudo imaginar todos os infortúnios que estariam por vir com o impedimento do pai da jovem por quem ele se encantou e se apaixonou profundamente desde o primeiro dia que a viu. Como todo herói, ferido em seu brio, ele larga tudo para construir seu nome, sua honra, para provar a todos que ele merece a confiança daquela família porque o amor dela já estava escrito, selado, celebrado com todos os sons, sabores e cores desde o primeiro capítulo desta história.


Resenha: "O Miolo", é uma obra nacional escrita por Káthia Gregório,  com publicação pela Lura Editorial. É um livro de histórias, conexões, crenças, cultura e tradições, diante de toda a importância ao valor de festividades e sentimentos tão importantes.

Dessa forma, vale ressaltar que este é um romance de ficção inspirado em uma festividade típica conhecida como Bumba Meu Boi.

Neste romance, as cenas são exploradas no cotidiano maranhense, em São Luís, e o protagonista se chama Edésio. Porém, todos os personagens, como Dona Firmina e Seu José, e Ana, filha do Sr. Francisco Antônio, ganham um ótimo destaque por meio de muita representatividade no cenário trabalhado.

Edésio, em meio a sua responsabilidade de ficar no lugar do pai - que viu a hora de se aposentar das apresentações, se vê também situado por muito fascínio. 

Um compromisso que vai além de interpretar o boi, já que deveria haver muitas brincadeiras e diversões com todos os presentes no festejo. Assim, Edésio também entraria no anonimato, seria invisível debaixo do boi.

"Um novo couro para uma nova história de vida cujo primeiro capítulo estava prestes a ser iniciado."

De uma fantasia se forma um romance e assim segue com mais emoções únicas nesse decorrer repleto de sonhos. O problema está no pai rígido e controlador de Ana.

"Ela costumava dizer que uma das coisas que mais amava na festa do boi era o colorido."

Alguém que está disposto a provar do que é capaz. E é assim, em nome do amor,  que o jovem Edésio sabe o caminho que deve trilhar para mostrar ao pai de sua amada o quanto ele merece estar ao lado de sua filha.

Diante de uma narrativa simples, porém muito especial, o leitor conhece personagens ainda mais marcantes em suas respectivas trajetórias.

O livro é cercado por interações por conta da festa e todo seu contexto empolgante e muita expressividade de cores, ritmos, valores e muito mais.

Classificação: 5/5

Comentários