Resenha: Além da fumaça - Edvaldo Silva

 Sobre o livro:




Sinopse: Na Berlim Ocidental, em 1987, o taxista Bruno Fischer é designado a conduzir a passageira Ingrid Bergunson, uma brasileira tão bela quanto enigmática, do aeroporto até a Igreja de São Nicolau, no lado dominado pelos soviéticos. Contrabandista de itens do espólio nazista, Ingrid retorna a São Paulo para negociar a venda do quadro recém-adquirido, mas desaparece sem deixar vestígios. Amanda, sua filha, decide então refazer os últimos passos da mãe na tentativa de encontrá-la, o que a coloca diretamente no encalço do taxista. Enquanto Bruno e Amanda procuram por rastros de Ingrid, envolvendo-se em uma trama internacional cada vez mais obscura, perigosas organizações secretas iniciam uma perseguição implacável pelo quadro roubado. Com um ritmo eletrizante, Além da fumaça traz à tona os sofrimentos remanescentes da Segunda Guerra em uma sociedade prestes a derrubar o último muro que dividia o mundo.

Resenha: "Além da fumaça"  obra publicada pelo autor nacional Edvaldo Silva, e publicada pela Editora Labrador, apresenta um suspense histórico instigante e apreensivo desde as primeiras páginas.

A trama se passa no ano de 1987, onde a ambientação se mostra mais densa e com características bem peculiares.  É nesse cenário que conhecemos o alemão Bruno Fisher, que mora na Berlim Ocidental.

A pedido de seu ex-sogro, o taxista  foi até o aeroporto para buscar uma turista. Seu destino se encontra dentro da Berlim Oriental, em uma igreja. Esse é apenas o começo de uma misteriosa confusão que se extende e toma grandes e perigosas proporções.

A mulher se chama Ingrid Bergunson Tavares, e é uma brasileira que deixou Bruno intrigado desde que a viu pela primeira vez. Primeiro, deu um nome falso - como Olga, mas nao demorou muito para que descobrisse a verdade. Os dois até se envolvem intimamente, deixando as emoções ainda mais expressivas. Mas fora apenas uma aventura rápida, pelo menos assim ele pensara.

E, aparentemente, tudo parecia muito estranho e suspeito mesmo.  Inclusive, vale ressaltar que a própria narrativa se encarrega de demonstrar um clima meio tenso e suspeito no ar.

Entender um pouco sobre as motivaçõea de Ingrid faz mais sentido.  O problema é que essa mulher simplesmente sumiu, gerando várias perguntas sobre seu paradeiro. Sua filha, Amanda, entra em cena pois precisa descobrir o que houve com ela. E é justamente por isso que seu caminho se cruza com o de Bruno.

Todos os elementos são muito bem trabalhados, visto o modo como os personagens se evidenciam em suas respectivas posições no enredo. 

Arte e ação estão conectadas de uma maneira fascinantes. Por falar nisso, os fatos históricos também ganham destaque, outro aspecto que chama muito a atenção na leitura.

É um livro que surpreende demais diante todos os detalhes envolvidos e também há várias expectativas e questionamentos a respeito desse desenvolvimento. Espera-se várias reviravoltas também em todo esse mistério, o que já é mais do que esperado.

Pode ser lido em apenas um dia, não somente por ter poucas páginas, mas também por explorar cenas tão relevantes e igualmente dinâmicas no contexto trabalhado.

Classificação: 5/5

Comentários