Resenha: As viagens de Guliver - Jonathan Swift, Faro Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: (Edição revista e atualizada. Texto integral) Depois que seu navio naufraga, Guliver consegue alcançar a terra firme e, exausto, cai num sono profundo. O jovem foi parar numa ilha desconhecida, Lilipute, habitada por gente muito pequena que, ao encontrar aquele invasor gigante, o amarra com cordas temendo pela segurança de seu povo. De início, todos estão confusos e preocupados, mas Guliver demonstra não ser uma ameaça e logo faz amizades, conhece o rei, observa os costumes e os ajudam em várias tarefas. Mas um desentendimento com o rei o faz ter de partir... e Guliver vai parar em Brobdingnag, um país onde agora ele é do tamanho de um inseto. Neste clássico da literatura mundial, Guliver aprende, explora e faz reflexões sobre lugares e povos completamente diferentes, que dão ao náufrago uma nova percepção sobre o comportamento humano. A obra é uma sátira em que a humanidade é vista ora como uma espécie diminuída, ora ampliada e finalmente selvagem, apresentando-nos um reflexo contundente de nós mesmos.

Resenha:  "As viagens de Guliver", é um clássico da literatura mundial, escrito por Jonathan Swift, agora lançado pela Faro Editorial. Um livro que trata muito sobre os aprendizados do personagens em todas as suas visões nos lugares onde passa.

Lemuel Guliver depois de um naufrágio e chegar em um local chamada Lilipute, se depara com pessoas bem pequenas. No caso, Guliver ali seria considerado um gigante para eles, e claro. Posteriormente, em outro local é visto com o tamanho de um inseto. E são essas diferenças que o fazem ter ideias interessantes sobre os humanos.

É bem interessante acompanhar essa sua caminhada, bem como as relações que acaba fazendo. Suas outras viagens também são cercadas por muita empolgação em todas as descrições repassadas.

Guliver tinha uma vida sem graça, pelo menos era o que ele achava. Então, nada mais justo do que desbravar novos lugares e ter experiências enriquecedoras. Pelo menos, esse era seu objetivo. 

No meio de suas descobertas e também de sua exaustão, o protagonista se mostra sempre curioso demais em saber mais e chegar em lugares que o fizessem ter novas percepções. Isso é algo que se evidencia demais, afinal de contas, não há como negar que passa por situações bem diferentes do que jamais poderia imaginar.

Um enredo contraditório, cheio de aventuras e questionamentos também. E é interessante demais acompanhar todo o trajeto de um personagem no meio de suas descobertas, receios e demais sentimentos, reflexões e afins.

Tal história já teve adaptações e é conhecida também pelas sátiras compreendidas nessa história. Explora muito a respeito dos comportamentos humanos e as mensagens nesse meio são relevantes até nos dias atuais, assim sendo uma obra atemporal.

Classificação: 4/5

Comentários