Resenha: Irmãs da revolução - (Org.) Ann Vandermeer e Jeff Vandermeer, Editora Aleph

 Sobre o livro:




Sinopse: Trinta contos escritos por mulheres de diferentes lugares do mundo, trinta histórias em que a ficção especulativa discute o que é possível esperar da sociedade. Nesta brilhante coletânea, o leitor terá contato com alguns dos nomes mais conhecidos da ficção científica atual, além de reencontrar clássicos do gênero. Aqui, temas como amor, trabalho, política e ciência são reimaginados sob a ótica feminista. Indispensável tanto para fãs de ficção especulativa quanto para aqueles que desejam explorar pela primeira vez esse universo, Irmãs da revolução já é referência literária do gênero. Esta edição ainda lança com exclusividade o conto A mulher que vestiu a montanha, da autora brasileira Aline Valek.


Resenha: "Irmãs da revolução", é uma coletânea de contos, publicada pela Editora Aleph, com organização de Ann Vandermeer e Jeff Vandermeer. É uma ficção especulativa feminista e portanto compreende textos muito bem desenvolvidos e empolgantes diante de olhares de tantas mulheres diferentes.

Nesse título, o leitor tem a oportunidade de conhecer trinta narrativas diversificadas, e todas elas são incrivelmente habilidosas e com visões abertas a muitas discussões interessantes, seja no tempo em que foram escritas, até nos dias atuais.

Incrível como os pensamentos se tornam tão intrigantes em cenários que tendem a ser bem questionadores. Esse é um dos pontos que merecem mais destaque nesse livro. Isso porque são episódios que tendem mesmo a mexer com os pensamentos por conta de todos os aspectos retratados.

È uma combinação bem interessante, visto as ideias compreendidas por aqui. Tem todo um lado opressor e com partes sombrias, algumas impactantes, estranhas, esperançosas e outras bem reflexivas, enquanto algumas são mais leves, mas igualmente fascinantes.

De certo modo, todos são inteligentes diante das analises feitas e pelo modo como trabalham com os elementos inseridos nas linguagens. Particularmente, eu conhecia bem poucos nomes, como Octavia Butler e Ursula K. Le Guin , então foi ótimo ter esse pequeno - mas maravilhoso - contato com novos nomes que se evidenciam tanto.

Não há como negar que cada conto mexe demais com o imaginário e possui uma qualidade indescritível. Assim, garante detalhes bem expressivos, palavra que pode definir bem essa leitura. Já espera-se também que o leitor consiga ter boas interpretações nas mensagens situadas em cada situação.

Aos fãs do gênero de ficcção científica, essa é, sem dúvidas, uma oportunidade única para adentrar no mundo de enredos clássicos de referências, assim como outras mais contemporâneas. Claro que também é uma indicação ótima aos que desejam adentrar nessa area também.
 
Classificação: 5/5

Comentários