Resenha: O fim dos sussurros

 Sobre o livro:




Sinopse: Em meio ao regime ditatorial romeno de Nicolae Ceaușescu, Cristian Florescu passa a ser chantageado pela polícia secreta para que se torne um informante. Ele tem apenas duas opções: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para, de maneira criativa, enfraquecer o ditador. Quanto vale a liberdade? Romênia, 1989 OS REGIMES COMUNISTAS DA EUROPA ESTÃO DESMORONANDO. Cristian Florescu, de 17 anos, sonha em se tornar um escritor, mas os romenos não têm a liberdade de sonhar — eles estão aprisionados por regras e violência. Em meio ao regime ditatorial tirânico de Nicolae Ceaușescu, em um país governado por isolamento e medo, Cristian passa a ser chantageado pela polícia secreta para que se torne um informante. Ele tem apenas duas opções: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para, de maneira criativa, enfraquecer o ditador notoriamente mais cruel da Europa Oriental. Cristian arrisca tudo o que tem para revelar a verdade por trás do regime, dar voz aos seus companheiros romenos e revelar ao mundo o que está acontecendo em seu país. Quando a hora chega, ele se junta à revolução para lutar por mudança.


Resenha: "O fim dos sussurros", de Ruta Sepetys, é uma obra publicada pela Alta Novel Editora, e que apresenta uma história instigante demais envolta sobre um personagem carregado de dramas e mais mistérios ao seu redor.

Cristian Florescu é apenas um garoto de 17 anos, e que tinha o sonho de se tornar escritor. Porém, tudo vira de cabeça para baixo e nem tudo sai como gostaria, já que acaba se envolvendo com a polícia secreta para se tornar um informante.

A ambientação se passa no meio da ditadura de Nicolae Ceausescu, na Romênia. Esse é um destaque que se evidencia muito, já que o cenário (real) acaba se tornando extremamente importantes diante de suas características, e também para tudo que os personagens representam.

Cristian possui muitos receios e questionamentos, como já seria mesmo esperado. E ainda mais ao saber que precisa lidar com escolhas importantes, como o fato de trair seu país, ou conseguir lidar com tudo isso de outra maneira. Ele luta pela esperança no meio do caos e do medo em dias sombrios.

Questões da ditadura e de toda a crueldade situada, cercados por poder e muita opressão demonstram o quanto essa história é forte em todo o contexto trabalhado. 

No meio dessa jornada intrigante, há muitas emoções contraditórias em todo o processo. Justo por envolver um personagem que lida com tantos dilemas ao seu redor.

O livro já ganha pontos por ter capítulos curtos, deixando a leitura ainda mais curiosa. O texto não poderia ser mais habilidoso nesse enredo incrível. E 

Este é um thriller histórico que envolve o leitor logo nas primeiras páginas e surpreende pelo modo como a narrativa consegue ser tão eletrizante em todo esse decorrer.

Classificação: 4/5

Comentários