Resenha: Vidas & Vidas - Vanessa Batista

 Sobre o livro:




Sinopse: Essa história mexe com o imaginário e vai além das vidas e vidas de uma mulher corajosa e determinada, que muitas vezes não sabe o que quer e que tem muitas pendências do passado para resolver. No ano de 1832, Davina, uma moça simples que fora obrigada a se casar com o mestre das terras onde mora, acaba vivendo com o enteado uma linda e tórrida história de amor. Por acontecimentos variados, seu grande amor morre e ela, em um momento de dor, se suicida. Após cometer tal ato contra si mesma, ela passa por momentos terríveis no Vale dos Suicidas (Umbral). Muito tempo depois, já vivendo em uma colônia espiritual se prepara para reencarnar. Davina agora como Cecília, reencarna no Brasil. Tem suas vivências, aprendizados e muitas experiências diferentes, mostradas passo a passo para o leitor. Será que Davina reencontra seu verdadeiro amor? Será que ela vai reconhecê-lo quando encontrá-lo? Como será esse reencontro de almas? Venha conhecer, se identificar e se apaixonar com a história de Cecília.

Resenha: "Vidas & Vidas" é uma obra nacional escrita por Vanessa Batista e já garante nos primeiros capítulos, um texrto expressivo diante tudo que os personagens vivenciam nesse enredo.

Logo no começo, conhecemos Davina e o modo como descobriu que seus pais fizeram um acordo de casamento para ela com o Sr. Moore. Tudo aconteceu tão rápido que a deixou desnorteada. O sonho de se casar por amor estava longe de acontecer.

"Meus pais não me contaram o que estavam planejando para o meu futuro. Na verdade, nunca pensei muito sobre isso, só queria me casar por amor, mas nunca pensei quando, nem como isso aconteceria."

"Todos estão felizes com minha sorte, menos eu".

Ela fica meio que num estado de choque, em especial porque não estava esperando por isso. Algo extremamente compreensível ao pensar em casar com alguém de tal maneira. Posteriormente, seguem os preparativos para a comemoração, e no dia ela finalmente diz sim e beija o Sr. Moore. Sente uma sensação diferente, ao qual nunca havia experimentado. E é por conta disso que surge a esperança de ter uma relação com amor. 

Esse tempo se passa na Escócia, no ano de 1832. O Sr. Moore é viúvo e tem um filho. Inicialmente tudo é muito novo para Davina, ainda mais pelo fato de não saber nada da vida e do que a espera. Seu desespero é vísivel, ainda mais pela falta de respostas sobre seus questionamentos como o papel de esposa.

Mas o tempo passa e ela se acostuma com sua vida, como já deveria ser esperado diante suas obrigações. Davina engravida de seu primeiro filho e depois vem o segundo. Ainda assim, não conseguiu encontrar o amor que havia almejado anteriormente, nem pelo seu marido e nem pelas crianças que colocara no mundo. Sentia certa esperança, mas não tinha propósito algum em seus dias, tampouco tinha controle sobre o que ocorria.

Até que Ian, o primogênito do Sr. Moore aparece para morar com o casal. Nisso, já fazem dez anos desde que Davina casara e em nenhum momento o conhecera antes. Mas quando os dois se viram pela primeira vez, fica claro o quanto ambos sentiram sentimentos intensos um pelo outro. 

Tudo muda a partir desse momento, ainda mais porque Ian é totalmente diferente do que o pai é para Davina, apesar de nunca a ter tratado mal no tempo em que estão juntos. Claro que a paixão falou mais forte. Davina sentiu tudo que nunca sentia anteriormente, afinal nunca soube quão bom era amar uma pessoa de verdade. Um amor intenso e forte, indestrutível.

Claro que as coisas fogem do controle, ainda mais depois de tamanha traição. Sr, Moore só deseja vingança depois de sua descoberta. Ter esse acompanhamento é essencial para o que vem a seguir... Muitas cenas surpreendentes a partir disso.

-----------

"Algo aqui dentro me diz que minha vida vai mudar, só não sei se é para o bem ou para o mal.Só me resta esperar e rezar para que seja o que for eu consiga aceitar."

Após todos os acontecimentos em volta de Davina e de Ian, e consequentemente do fim trágico de ambos, iremos conhecer a advogada Cecília. Ainda assim, fica nítido o sofrimento de Davina e parece que é algo que vai acompanhando a narrativa, por meio das entrelinhas. 

Por isso, é tão importante compreender tudo que essa personagem vivenciou em sua época. É uma passagem importante demais, e somente isso já seria um contexto importante demais no livro, porém há muito a se acompanhar depois desse relato. A morte dos dois foi apenas o começo de um amor único.

Então, o tempo já mudou, e na verdade se passaram muitos anos desde que tudo acontecera. Da Escócia, no século XIX, para o Brasil, no século XXI. A alma de Davina reencarnou e dessa vez, como Cecília, terá uma nova oportunidade de encontrar sua tão almejada felicidade.

E é assim que ela encontra Bernardo, e surge uma sensação estranha de acolhimento em sua presença. O casal é incrível demais e quando estão próximos, parece que tudo faz sentido, assim como fora como Davina e Ian.

Cecília e Davina são personagens realistas demais e, portanto, muito bem desenvolvidas, capaz de emocionar os leitores por conta de todo o jeito de ser tão expressivo de ambas. Elas nos fazem perceber a imensidão da vida e do amor, assim como deixa um ar mais reflexivo a respeito de tudo que sente, independente das mudanças e de qual vida for vivenciada. 

Existe muito mais além de reencontro, felicidade, perdão, traições, vitórias.. é sobre a eternidade, experiências e os aprendizados que surgem nesse decorrer. Isso por ser algo contínuo, sabe? Sério, só lendo para compreender bem tudo sobre essa história tão marcante.

As conexões são, sem sombra de dúvidas, o ponto alto de todo esse enredo tão envolvente. De tal forma, surgem várias mensagens relevantes nesse contexto, e é possível encontrar boas identificações, vários questionamentos e sentimentos contagiantes em todo o processo.

Confesso que li poucos livros do gênero, mas esse texro surpreende demais pelo modo como a autora conduz todos os acontecimentos com tanta emoção. E em especial ao conectar o romance com esse lado espiríta, que deixou tudo ainda mais encantador.

Classificação: 5/5

Comentários