Resenha: Coisas que aprendemos pelo caminho - Sara Goodman Confino, Faro Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: Duas mulheres, separadas por gerações, fazem uma viagem a um lugar do passado... E o que encontram é transformador Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu. Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia. Uma história comovente sobre família, segredos, corações partidos e sobre o que podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida.

Resenha: "Coisas que aprendemos pelo caminho" de Sara Goodman, publicado pela Faro Editorial, compreende uma leitura instigante demais, e que envolve logo nas primeiras páginas. 

Ao longo dessas páginas, o leitor tem a oportunidade de conferir mais sobre personagens únicos, reais, engraçados e muito bem desenvolvidos, em um cenário comovente, peculiar e carregado de emoções.

Jenna se surpreende com a revelação de seu marido lhe pedindo a separação. Claro que é algo mais do que compreensível, o que deixa os sentimentos ainda mais vívidos diante tudo que está passando. 

Não é nem um pouco fácil aceitar que um relacionamento de quatro anos acabou, porém o tempo passa, apesar de um coração partido.

Apesar de todas os medos e demais incertezas que envolvem seu caminho, Jenna sabe que precisa seguir suas próprias atividades. Seus pais lhe dão apoio e é assim também que a sua avó entra em cena, o que deixa a trama ainda mais animada. 

Só lendo para entender bem o quanto a senhora Evelyn é adorável e faz diferença nesse livro. Poder acompanhar a relação entre uma avó e sua neta é um dos motivos para que essa obra seja tão carismática.

Jenna e Evelyn acabam fazendo uma viagem que torna a aproximação de ambas ainda mais especial. Todos os acontecimentos são revelantes, bem como a exploração do passado e do presente.

Diante disso tudo, a narrativa se destaca por conta das mensagens e questionamentos que giram em torno de segundas chances, segredos, amor, família, aceitação, autodescobrimento, cura e tantos outros elementos e expressões.

Esta é uma leitura dinâmica e que fácil de finalizar, até em poucas horas. Ainda mais porque, durante esse enredo, há várias lições interessantes em uma história tão única e doce como essa.

Classificação: 5/5

Comentários