Resenha: Abuso: Guia Prático - Gab Saab

 Sobre o livro:




Sinopse: UM GUIA PARA IDENTIFICAR, ENFRENTAR E SE LIBERTAR DE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS Relacionamentos abusivos são uma realidade que afeta a maioria das pessoas em diferentes contextos: no ambiente familiar ou profissional, nos círculos de amizade e principalmente nos relacionamentos afetivos. Nem sempre os abusos se manifestam na forma de violência física ou sexual. O abuso pode ser de cunho social, moral, psicológico e até ficeiro ou patrimonial. Enraizados em padrões culturais ultrapassados e heranças transgeracionais, esses relacionamentos são verdadeiras prisões que minam a autoestima e prejudicam a saúde física, mental, emocional e ficeira das vítimas. É essencial reconhecer e compreender essa realidade para que seja possível romper o ciclo de abuso e recuperar a dignidade e bem-estar. No livro Abuso – Guia Prático, você encontrará uma abordagem abran￾gente sobre o tema e, além de aprender a identificar os sinais de um relacionamento abusivo, vai compreender melhor suas causas, suas consequências e seus impactos emocionais. Escrito de forma acessível e repleto de ilustrações informativas, a obra aborda não apenas as questões psicológicas envolvidas, mas também fornece informações valiosas sobre aspectos jurídicos e ficeiros que são fundamentais para construir uma base sólida para a libertação. A autora traz uma perspectiva única para este livro. Vítima de um relacionamento abusivo grave, Gab Saab alia sua experiência pessoal a uma sólida formação profissional, incluindo especialização em coaching com foco em relacionamentos abusivos, pós-graduação em Neuropsicanálise e Psicologia Jurídica. Este conhecimento possibilita que a autora possa falar com autoridade e muita empatia sobre o assunto, pois entende a dinâmica complexa dos relacionamentos abusivos e, assim, oferece orientações embasadas em pesquisas e casos reais para ajudar as leitoras a superar suas próprias experiências e transformar suas vidas.


Resenha: "Abuso: Guia prático: Como identificar e se libertar de relacionamentos abusivos" é uma obra de Gab Saab, que compreende uma temática extremamente relevante e ao mesmo tempo conflituosa. 

Ao longo dessas páginas, é possível ter boas reflexões sobre o assunto e os conhecimentos repassados, bem como as mensagens envolvendo superação, respeito, apoio (ou a falta destes), momentos de fragilidades, transformações e sentimentos relacionados. 

Experiências pessoais que servem de lições especiais, realistas e muito emocionantes. Não há como negar que junto a isso, os entendimentos garantem um diferencial único e completo.

" (...) por vezes, me deparei com relacionamentos abusivos sem nunca ter compreendido o que isso realmente significava."

de forma geral, a autora explora sobre os perfis dos abusadores, bem como das vítimas. E também há a abordagem sobre as relações abusivas que pode ser encontradas no trabalho, na escola ou no âmbito familiar. Nisso tudo, existem as consequências dolorosas diante de estruturas totalmente abaladas por conta dos envolvimentos considerados tóxic*s.

O ciclo se repete, se não existe uma mudança para dar um ponto final. A pessoa adoece, continua tendo esperanças e mentindo para si mesma que tudo pode melhorar num relacionamento. É triste, sofrido e só quem passou ou passa entende bem tudo que está envolvido nisso. Pior ainda é quem vivencia e não assume, se engana, se estressa... Por isso é tão essencial ter a compreensão de si mesma.

Todos os detalhes importam, essa é uma frase usada pela autora que se torna expressiva demais diante dos relatos. E na verdade, há vários trechos marcantes demais, e a vontade é de grifar o livro inteiro. As frases são daquelas que deixam marcas persistentes em nossos pensamentos.

"Os abusos passam por várias fases e vão se intensificando na gravidade e na crueldade."

Este é um livro que carrega muita sensibillidade, como já é mesmo esperado em todo o contexto trabalhado. E, sendo mulher, impossível não encontrar algum tipo de identificação com essa experiência de leitura tão necessária, que acaba se tornando libertadora e objetiva em vários sentidos.

Classificação: 5/5

Comentários