Resenha: Frio - Tiago Magalhães Ribeiro

 Sobre o livro:




Sinopse: No romance Frio, Vila é um aspirante a escritor frustrado e inseguro, que sente desperdiçar a vida com banalidades enquanto sua escrita está bloqueada. Um dia, é informado do desaparecimento de seu pai, com quem tinha uma relação conflituosa na sombria Cidadezinha. De volta ao cenário de sua infância, ele quer saber o que realmente aconteceu com o pai, mas se vê perturbado por sonhos e lembranças que o afundam em um torpor paralisante. Vila acaba enredado em uma espiral de mistério e barbárie envolvendo o desaparecimento do pai, a figura suspeita e dominadora do tio, uma antiga namorada por quem talvez ainda tenha sentimentos, um ex-colega de escola envolvido em nebulosas tramas políticas e um velho professor, seu mentor no passado, hoje um sujeito recluso e sem qualquer esperança na vida e na humanidade. Perdido na névoa entre o sonho e a realidade, cercado pelo mato e pelo barro e acossado por um frio sobrenatural, Vila confronta os fantasmas do passado enquanto agoniza em uma luta para entender quem ele é e o que realmente deseja.


Resenha: Em "Frio" obra nacional escrita por Tiago Magalhães Ribeiro, o leitor tem a oportunidade de acompanhar uma narrativa enigmática e envolvente demais diante de sua proposta trabalhada.

Vilamarque é um personagem atormentado, que carrega consigo alguns conflitos pessoais, e seu caminho se torna extremamente complexo diante dos mistérios que surgem nesse decorrer. É um aspirante a escritor que se sente frustrado por conta de seu trabalho não estar fluindo conforme gostaria.

Os capítulos são curtos e tudo já se inicia de uma forma instigante demais,justamente pela notícia que Vila recebe por telefone. Seu pai estava desaparecido.e agora foi encontrado morto. O texto já demonstra mais a respeito da personalidade dele, o que torna tudo ainda mais interessante.

Ele precisa retornar para investigar o que realmente aconteceu. Nessa busca de respostas, há muitas outras problemáticas que surgem. E com isso, também retornam lembranças que o fazem se sentir fora de sua zona de conforto.

Assim, o texto se encarrega de explorar bem os sentimentos de Vila, e é fácil ter as percepções de todo o realismo sobre ele, suas frustrações, receios, autodescobertas e afins.

Esse é um enredo cheio de significados, em especial ao conseguir misturar a questão do sonho e da realidade. Aqui, encontra-se um protagonista quebrado e inseguro, perdido em si próprio, fazendo com que seu trajeto se torne tão intricado.

O clima é de suspense e um tom mais sombrio e desafiador, que garantem com que as cenas se tornem ainda mais curiosas, por meio de memórias, emoções e desejos mais intensos. Um frio persistente e a confusão mental seguem neste percurso exposto por representações.

Outros personagens se evidenciam muito por meio de muitas suspeitas, capazes de deixar qualquer um confuso sobre o  que de fato houve e o que está acontecendo no tempo presente.

Uma leitura rápida e marcante sobre a compreensão de um homem por todos os seus fantasmas do passado, vivência e desejos, bem como pela procura de sua própria identidade.

Classificação: 5/5

Comentários