Resenha: Troncos e barrancos - Luiza Medeiros, Ases da Literatura

 Sobre o livro:




Sinopse: Troncos e barrancos é um romance de ficção em que uma jovem oprimida pelo pai vivencia uma jornada de conflitos familiares que a levam a viver em uma região de escassez de recursos e degradação ambiental. A história, ambientada na região norte do Brasil, em meio a crimes ambientais, suspense, abusos e todas as angústias comumente enfrentadas pelas mulheres daquela região, traz uma narrativa eletrizante em torno de um enredo investigativo e envolvente, em que a jovem Anahí, protagonista da trama, e o mágico de circo Zion vivenciam um amor proibido que enfrenta preconceitos e padrões morais da época.


Resenha: "Troncos e barrancos", de Luiza Medeiros (Ases da Literatura) compreende uma história carregada de dramas familiares, sensibilidades e reflexões, diante do trajeto de uma jovem em todos os seus conflitos enfrentandos.

Anahí vivia numa casa onde mulheres não possuem voz, e se formos pensar bem, isso é algo que acontece muito por ai. É uma moça muito bonita, forte e carismática, porém as coisas não são nem um pouco fáceis em sua vida. 

Não há dúvidas de que é uma protagonista muito bem trabalhada em todo seu trajeto, ainda mais ao pensar sobre sua vida e do quanto é guerreira por tudo que precisa suportar.

Justamenrte por isso, vale destacar o modo como realidade e ficção se complementam num cenário tão envolvente como esse. Quantos abus*s situados, dúvidas, sofrimentos, dores, medos, questionamentos, intrigas e mais sentimentos ruins.

Ao mesmo tempo, há passagens que geram emoções fortes, arrancando algumas lágrimas dos leitores, e só lendo para compreender bem. Mas não há dúvidas de que encontros esperados garantem momentos muito especiais em todo esse contexto.

Zion é mágico em um circo, e seu caminho se encontra com o de Anahí, fazendo com que a atração seja imediata. A paixão entre o casal é muito forte, porém o pai dela é totalmente contra essa relação. Sem contar que demonstra ter um temperamento bem difícil e por vezes agressivo.

Um enredo que aborda muitas temáticas como a violência, o preconceito, a questão da natureza, a opressão, as limitações, a falta de uma estrutura e de empatia, um crime cometido.. entre outros. Cada um desses se mostra interligado em ocorrências intricadas, cercadas pela esperança de um dia melhor.

Infelizmente, acontecem certas coisas que são capazes de mudar por completo a vida de Anahí. E é impossível não se emocionar com as decisões que precisa lidar. Por mais que a gente tente se colocar na situação da moça, não dá para pensar em todas as consequências que venham a acontecer.

O suspense também é um elemento acrescentado ao longo dessas páginas, junto a um lado investigatido. Enfim, é uma narrativa forte e profunda, seja pelas questões dos personagens ou pela ambientação (situada no norte do país) explorada de forma tão marcante.
 
Classificação: 5/5

Comentários