Resenha: Amor entre amigos - Fernanda Dioly

 Sobre o livro:




Sinopse: AMOR ENTRE AMIGOS é uma obra literária que retrata a história da adolescente Ana Scatena Amorim, vítima de bullying desde o início de sua vida escolar. Após anos de desprezo e cansada da rotina de humilhações, Ana pede aos avós a mudança para outra instituição de ensino, e lá conhece uma face ainda mais cruel da opressão. Mas o que poderá acontecer para encerrar o ciclo de intimidações sofridas por essa jovem estudante? A amizade do popular Wesley poderá fortalecê-la? O livro AMOR ENTRE AMIGOS apresenta-se como um bom meio para dizer aos estudantes de nossa época que o bullying não é uma forma adequada de poder, e que somente a compaixão e o companheirismo poderão libertar o ambiente escolar deste vilão tão perverso que traumatiza e mata. Os adolescentes Ana e Wesley mostrarão um dos muitos caminhos de superação de perseguições sofridas na escola, através deste convívio surpreendente entre amigos.

Resenha: "Amor entre amigos" de Fernanda Dioly, explora uma história delicada, cativante, inspiradora e que envolve logo nas primeiras páginas.

Aqui temos a oportunidade de conhecer a respeito de Ana Scatena Amorim, uma adolescente que enfrenta bullying na escola. Diante disso, decide tentar reverter a situação e mudar para uma nova instituição de ensino. 
Infelizmente, fica nítido o quanto os sinais de opressão e desprezo são fortes ao seu redor.

O lado bom é que um novo personagem entra em cena para trazer consigo uma forte esperança de recomeços e novas oportunidades de interações. As conexões com Wesley são muito bem exploradas numa ambientação cercada por receios e demais hostilidades. Isso porque ele é um garoto super popular na escola, ao contrário dela. Um tanto improvável esse tipo de interação, não é mesmo?

Quando uma amizade verdadeira se coloca na frente de desafios e limitações, há muitas questões que surgem. É incrível poder acompanhar sobre uma relação poderosa, em paralelo com a temática triste e extremamente forte do bullying.

A protagonista é forte, apesar de tudo que já vivenciou. Sem contar que a perda dos pais é uma lembrança que sempre vai estar presente. A criação com os avós é algo que merece destaque, em especial pela atenção que lhes dão.

Wesley também se destaca demais diante de seu companheirismo e por ser uma pessoa muito fácil de se apaixonar. E já era mesmo de se esperar que ela iria começar a gostar dele. Mas aí é que está a surpresa do livro todo: os sentimentos não são correspondidos. E agora?

Há muitas mensagens que se destacam nessa experiência de leitura, em especial por conta de todas as emoções no processo, e olha que não são poucas. Vale destacar que é uma trama possível de identificação, visto tudo que é retratado neste contexto.

Um romance carregando de sensibilidade e de sentimentos marcantes, além de muitas cenas relevantes para o desenvolvimento do enredo.
 
Classificação: 5/5

Comentários