Resenha: A escuridão e seus temperos - N. Olly

 Sobre o livro:




Sinopse: “Os acontecimentos que vou descrever aqui não são uma história de terror. É a história de como a escuridão apareceu na minha frente, em carne e osso, vendendo temperos na feira. Bem, parecia uma pessoa normal feita de carne e osso, mas não posso afirmar com toda convicção essa informação. Tudo aconteceu há um ano.”


Resenha: "A escuridão e seus temperos" é uma obra marcante e reflexiva, necessária, e especial demais. E só lendo para compreender bem todos os detalhes compreendidos nessa história carregada de emoções fortes.

Alena é a protagonista dessa obra e a conhecemos por meio de seu caderno de registros de acontecimentos do passado. Essa é uma definição ótima para acompanhar tudo que aconteceu. 

Ela está "quebrada" e confusa, alguém que teve problemas familiares, que passou por um relacionamento abusivo, e que carrega consigo marcas profundas de muita dor. Tem uma bagagem emocional bem extensa.

"Estava completamente perdida na minha própria identidade"

Uma personagem que é cercada por sentimentos obscuros, cheia de receios, medo e desesperanças. Está, visivelmente, perdida dentro de si mesma. 

Dois sonhos estranhos a deixaram intrigada: o primeiro foi com uma cobra e o segundo é uma mulher a encarando com olhar penetrante.  E essa lhe encontra na feira de temperos. Sol era a escuridão, e é aí que as conversas se tornam mais constantes.

Mas a vida lhe reserva novos caminhos, questionamentos, perdão, amor e também existem as segundas chances que são muito especiais. Há muitos e muitos ensinamentos em todas as cenas relatadas. Alena tem suas motivações para continuar e isso é ótimo, na verdade.

Uma trama que, chama a atenção do leitor desde a sinopse por conta de toda a curiosidade e expressões envolvidas. É um lado sombrio que se manifesta de modo diferente, mas não tão incomum, infelizmente.

Um enredo que segue cercado por experiências e de como é preciso processar todas as ações vivenciadas. Assim, há também os impactos de tudo que é narrado por aqui. Pode sim ser um livro que abrange muitas interpretações, mas também há tantas mensagens abertas a discussões.

"Tem certos momentos na vida em que é necessário ter qualquer motivo que te faça levantar da cama e não desistir de viver, pode ser qualquer motivo mesmo, por mais simples ou idiota que possa parecer aos outros, mas ainda assim essa vai ser a razão que vai te manter viva. E é isso que importa."

Não é difiícil encontrar algum tipo de identificação nesse contexto - que se torna surpreendente -, deixando o título ainda mais carismático em suas perspectivas e demais sensações.

Classificação: 5/5

Comentários