Resenha: Barras de cereais, um baú e tres souvenirs - FJ Rocha

 Sobre o livro:




Sinopse: A volta para casa não ocorreu da maneira como gostaria, mas foi providencial. Sônia precisou regressar por se encontrar envolta por muitos conflitos internos, e o doce lar de seus pais era um excelente lugar para tentar colocar as coisas nos trilhos. Dentro de seu antigo quarto, ao lado de sua mãe, em meio a um tsunami de emoções, a gerente comercial teve a possibilidade de se reencontrar, acertar contas com seu passado e, mais uma vez, aprender com seu próprio conto. Ao se deparar com um simples objeto, até então ignorado e avolumado de tanta poeira, recheado de lembranças açucaradas, descobriu um roteiro capaz de fazê-la sorrir novamente. O sol trazia excelentes promessas, um novo dia estava raiando e a vida, depois desses vinte anos, poderia recomeçar. Recordar o passado, reviver as aventuras e ter a oportunidade de compartilhar com pessoas cheias de carinho são elementos que formam a equação apropriada para a ex-química do “labo-loco” continuar a sua jornada. Uma história fascinante, divertida e cativante, recheada por um flerte apaixonado com um estagiário brincalhão, que dá o tom e a cor a esse romance envolvente de mimos com barras de cereais.


Resenha: "Barras de cereais, um baú e três soubenirs", de FJ Rocha, apresenta uma história marcante, que envolve logo nas primeiras páginas. Um enredo carregado de sentimentos contagiantes, visto que os personagens conseguem repassar bem todos os dilemas, emoções e demais questionamentos que os envolvem nesse decorrer.

O prólogo já compartilha um e-mail explorando de forma intensa e comovente, deixando uma curiosidade gritante sobre o que há por vir desta história. No meio de tudo isso, percebe-se bem o quanto é importante se sentir segura para caminhar em novas direções. E que, independente disso, os pensamentos são essenciais.

Assim, acompanha-se uma pessoa enfrentando a depressão, que está se encontrando novamente, se recuperando no momento certo, apesar das adversidades.

Sônia é uma personagem que se destaca demais por todo o seu trajeto, bem como o modo como tenta lidar com os conflitos, seu passado, relacionamentos e experiências da vida. Ela conta como se aproximou do estagiário Celso, uma pessoa brincalhona e que 

Claro que as memórias que surgem são essenciais em todo o processo de inspirações, mudanças e demais lições, então tudo se torna extremamente valioso nas lembranças situadas.

Promessas, escolhas e novas oportunidades para recomeçar surgem durante o desenrolar. E é maravilhoso poder acompanhar esse trajeto, ainda mais de uma protagonista tão interessante como Sônia é.

Este é um enredo único e muito especial, ainda mais por ser tão reflexivo e nostalgico também. Não há dúvidas de que é uma leitura rápida, mas que comove diante os acontecimentos e personagens que ganham o coração dos leitores.

O autor soube muito bem como conduzir tal narrativa e toda a sensibilidade situada, justamente por se tornar tão divertida e carismática nas cenas. 

Vale destacar que o romance vai sendo desenvolvido numa visão apaixonante e cheia de luz e motivações, o que deixa a leitura ainda mais fascinante.

Classificação: 5/5

Comentários