Resenha: Ela se tornou o sol - Shelley Parker-Chan, Alta Novel

 Sobre o livro:




Sinopse: Uma história emocionante sobre ascensão ao poder, destino, traições e os sangrentos começos e finais de dinastias. Em um vilarejo assolado pela fome numa planície amarelada e poeirenta, duas crianças recebem dois destinos. O garoto recebe a grandeza. A garota, o nada… Em 1345, a China sofre sob o domínio mongol. Para os camponeses esfomeados das Planícies Centrais, a grandeza é algo que só se encontra em histórias. Quando Zhu Chongba, o oitavo filho da família Zhu, recebe um destino de grandeza, todos ficam intrigados; como acontecerá? O destino vazio recebido pela sagaz e habilidosa segunda filha, por outro lado, é o que já esperavam. Quando o vilarejo é atacado por bandidos e as duas crianças se tornam órfãs, é Zhu Chongba quem sucumbe à dor e morre. Desesperada para escapar da própria morte predestinada, a garota usa a identidade do irmão para viver num monastério como um jovem noviço. Lá, impulsionada pelo desejo ardente de sobreviver, Zhu aprende que é capaz de fazer o que for preciso, não importa o quanto seja cruel, para continuar escondida de seu destino. Depois que o monastério é destruído por apoiar a revolta contra o domínio mongol, Zhu aproveita a oportunidade para conquistar um outro futuro completamente diferente: a grandeza abandonada pelo irmão. Zhu fará o que for preciso para possuir o Mandato do Céu. “Instantaneamente fascinante.”― Malinda Lo “Sublime e emocionalmente devastador.”― Tasha Suri “Isto vai lhe deixar desolado.”― Alix E. Harrow


Resenha: "Ela se tornou o sol", de Shelley Parker-Chan (Alta Novel) apresenta uma narrativa curiosa, envolvente e carregada de fascínio ao explorar uma jornada devastadora, com intrigas e muitos desafios e dilemas pela frente.

E é meio a destinos entrelaçados, que o leitor tem a oportunidade de ter uma boa compreensão sobre poderes, consequências, sentimentos de desespero e muitas outras emoções igualmente marcantes em todo esse desenvolvimento.

Duas crianças recebem caminhos diferentes: enquanto um está destinada a grandeza, a outra não espera nada para si. Não há dúvidas de que existe muito sacrifício nestes personagens, visto todas as ações compreendidas.

A época retratada também é um dos destaques cruciais em todo o percurso, ainda mais por conta da dinastia situada e todas as situações delicadas. 

Tem muitos momentos intrigantes por conta de uma busca implacável pelo poder e demais propósitos e desejos trabalhados em cada personagem. Todos os detalhes fazem diferença, ou seja os fatos são bem signficativos e é preciso se atentar a eles.

Guerra, amor e traição se entrelaçam de uma forma que surpreende, em especial como os fatos são narrados. Não é uma leitura rápida, porém chama a atenção por conta desse retrato tão ousado.

É uma leitura complexa, envolta por muitas oportunidades, revoltas, tragédias e reviravoltas. E é por isso mesmo que essa história se torna tão marcante. 

Classificação: 5/5

Comentários