Resenha: Cordéis - Mito vivo - vt Suzumura

 Sobre o livro:




Sinopse: O imaginário popular cria representações de sonhos e medos que se expressam com vida própria e eloquência. Através de um emaranhado de histórias e personagens, "Cordéis" tece alegorias sobre um Brasil em mutação, tocando em temas sensíveis e complexos, como a onda conservadora que se propagou no Brasil, a intolerância, a desigualdade social, o racismo, o machismo, a transfobia, o genocídio indígena, o preconceito... Combinando elementos de suspense e de realismo fantástico, "Cordéis" não segue uma estrutura funcional e choca suas muitas personagens acorrentadas umas às outras em busca de protagonismo e vida. “Cordéis” é uma reflexão sobre a existência, o sofrimento e a vontade de viver. Conversa com a filosofia (sobretudo Schopenhauer e Nietzsche), com o simbólico e com o imaginário tradicional brasileiro. Classificação indicativa: 18 (linguagem imprópria, temas sensíveis, sexo, violência extrema).

Resenha: "Cordéis: Mito vivo", é uma obra expressiva e profunda ao mergulhar no imaginário popular brasileiro em todas as suas nuances e características. Título de autoria sob pseudônimo de vt Suzumura.

Explora representações filosóficas intricadas e ao mesmo tempo aflitivas, permeando analises curiosas em todas as estruturas das cenas relatadas. 

Nesse enredo, é possível perceber elementos críticos interessantes por conta da exploração de um Brasil em todas as suas mudanças, gravidades e eloquências. 

Portanto já é de se imaginar que haja questões bem complexas diante da sociedade contemporânea.

Aqui são abordados temas fortes e considerados de uma urgência carregada de tensão e ousadia. Há também os anseios, sonhos perdidos, desilusões e outros receios que ganham vida em meio as histórias sombrias em vários personagens que se entrelaçam.

Tal modo de narrativa confronta e tende a deixar o leitor desconfortável, o que acredita-se mesmo ser o objetivo do texto. Assim, surgem perguntas sobre motivações pessoais e tantos outros pontos que são retratados nessas histórias.

Muita violência, desigualdade social, racismo, machismo, transfobia são alguns destes que são abordados por meio de um realismo fantástico, este que é considerado desafiador. 

Personagens marcantes em um universo significativo e intricado, construido em cima de uma estrutura cheia de suspense.

Leitura rápida, envolvente, essencial e igualmente provocativa. E que assim, garante uma reflexão profunda, em especial pela existência e condições humanas e as vivências, ideias e outras buscas envoltas de algum sentido da vida.

Vale destacar que, apesar de poucas páginas, não é um livro considerado leve para ler, justamente pela linguagem imprópria e por toda a sensibilidade exposta nesse decorrer. Por isso, a classificação indicativa é acima de 18 anos.

Classificação: 5/5

Comentários