Resenha: O Exército de Imortais - Folclórika - Livro 1 - Glauco J S Freitas, Editora Pendragon

Sobre o livro:




Sinopse: Amaldiçoado pela gigantesca cobra de fogo, Mboi Tatr, o reino de Akakor há séculos vive em uma guerra desigual contra criaturas ferozes e imortais. Com pouca esperança, seus líderes não sabem que estão sendo traídos por um grupo que busca incansavelmente ver a segunda maldição de Mboi Tatr se concluir: a de que voltaria a vida para consumir o mundo em chamas. Mas, o mestiço Räel, um encantador de flechas, ao descobrir o plano macabro, sai no encalço do grupo a fim de impedí-los, para isso colocará sua vida em risco quando poderes muito maiores que os seus entram no conflito.


Resenha: "O exército de importais é o primeiro livro da série Folclórika, escrito pelo autor nacional Glauco J SFreitas.

A ambientação é cercada por desequilibrio e ameaças iminentes diante de muitos elementos num contexto sombrio e extremamente bem desenvolvido. 

Aqui, o leitor tem a oportunidade de adentrar no reino de Akakor, este que segue assolado por uma terrível maldição de Mboi Tatr, a grande cobra de fogo. Criaturas selvagens e uma guerra sem fim, diante muitos sentimentos de desespero. Ao mesmo tempo, existem muitos mistérios situados dentre traições e surpresas em toda essa jornada complexa.

Não há dúvidas de que a história carrega uma introdução envolvente diante de um cenário épico e instigante. De longe, é possível perceber o quanto o autor se empenhou em suas pesquisas para desenvolver tal trama.

Falta esperança para os líderes de Akakor, ainda mais diante tudo que já vivenciaram, pelas lutas sem fim e em especial por tantos receios e sentimentos ruins. O desespero é algo presente em todos os personagens. Diante disso, mal percebem que tudo tende a se intensificar por conta de novos planos para desencadear uma segunda maldição.

Räel é um mestiço habilidoso com seu arco e flexa. Ele, que se destaca justamente por conta de todas as suas atitudes e por ser tão destemido. É aquela figura considerada como um herói improvável, e é algo que fica cada vez mais claro diante as decisões que toma.

Assim, a narrativa acompanha o protagonista em sua busca pela sobrevivência e para desvendar todos os segredos mais obscuros. Há muitos desafios impostos e perigos que colocam a vida dele e dos próximos em risco.

Muito interessante o modo como seu histórico, habilidades e outras caracterísitcas se tornam fundamentais em todo o processo. Outros personagens ganham detalhes bem peculiares em suas respectivas imagens.

Leitura curta, mas extremamente intensa, dinâmica, cativante, repleta de ação, magia, aventuras, batalhas e questionamentos  Além disso, ainda garante mensagens únicas e emocionantes a respeito da linha tênue entre a luz e a escuridão. 

Há muitas reviralvoltas surpreendentes em torno de uma tensão crescente. É o tipo de leitura que a gente só quer largar quando chega nas últimas páginas mesmo. Porém, já fica ansioso pela continuação.

Particularmente, como fã do gênero de fantasia, sou bem suspeita de comentar, mas eu fiquei fascinada por todo esse enredo. Já comecei a ler a sequência, e em breve comento mais a respeito.

Por meio de notas do autor: Vale ressaltar que a inspiração para as criaturas veio do folclore brasileiro - o que é facilmente idenficado por aqui.

Classificação: 5/5 

Comentários