Sobre o livro:
Sinopse: Esta biografia com um toque de ficção e investigação policial, conta a história de três irmãos, filhos de Generosa e Manuel. Inicialmente, eles têm uma vida bastante comum e vivem em uma família tradicional nos anos de 1960 e 70 em São Paulo. Como era típico da época, a mãe era responsável pela educação dos filhos, enquanto o pai trabalhava para sustentar a família e mantinha-se, de uma certa forma, afastado do convívio familiar. Eles eram ainda muito pequenos quando a matriarca veio a falecer e o caçula, Joca, era ainda um bebê. Não vendo outra opção, o pai pede à sua mãe que venha para São Paulo, ajudar na criação das crianças e, com todo o carinho da avó, eles foram felizes por alguns anos. Até que um dia, o pai resolveu se casar novamente e com a chegada da madrasta, Eugênia, que era uma mulher cruel e fria, os irmãos foram separados da avó repentinamente, de forma dolorosa e as crianças foram deixadas à mercê de um destino amargo. Desprezados pelo pai, sofreram várias agressões, tanto físicas como psicológicas, por parte da madrasta, o que resultou em traumas que eles carregaram na vida adulta. Por fim, esta madrasta conseguiu fazer com que eles se afastassem e diante de toda a situação, cada um dos irmãos, seguiram em destinos diferentes, sofrendo de forma diferente com as condições que a vida oferecia naquela época. A filha mais velha, Cora, que era a mais corajosa entre eles, foi viver com a avó, se libertando dos abusos de Eugênia. Joca, anos depois, fugiu de casa e enfrentou sozinho, a vida dura nas ruas de São Paulo. Mariana não teve o mesmo destino dos irmãos e permaneceu sobre o domínio da Madrasta por muitos anos. A história gira em torno de Mariana, contando a trajetória de sua vida, desde os sofrimentos vividos na infância, na adolescência e o convício com a madrasta, até conseguir se livrar das garras dela e tentar levar uma vida normal. Anos se passaram, até que os irmãos tiveram a oportunidade de buscar justiça e assim, o destino uniu Mariana e Cora novamente. Juntas, com o auxílio da polícia, engajaram-se em uma investigação policial com o intuito de desmantelar uma rede internacional de tráfico humano na qual havia o envolvimento de Eugênia. Nesta busca por justiça confrontarão medos do passado, que irão abalar o presente e mudar o futuro para sempre.
Resenha: "Onde as raízes estão", obra nacional escrita por Monica Heinen, mistura partes de biografia, com ficção e toques de investigação policial em uma narrativa intensa, sensível e instigante.
Nessa história tocante, o leitor tem a oportunidade de conhecer a vida de três irmãos, ainda crianças: Cora, Joca e Mariana. A família deles se divide para que ambos consigam se manter firmes em meio as adversidades.
Nessa história tocante, o leitor tem a oportunidade de conhecer a vida de três irmãos, ainda crianças: Cora, Joca e Mariana. A família deles se divide para que ambos consigam se manter firmes em meio as adversidades.
A mãe, Generosa, cuida da casa e cria os filhos, enquanto o pai, Manuel, segue o dia inteiro longe de casa, trabalhando, para repassar o financeiro que necessitam.
Há muitas mudanças envolvidas após a morte da mãe, que ocorrera por conta de uma cirurgia cardíaca. O que deixa Manuel responsavel pela criação dos filhos. Generosa era a pessoa que segurava as pontas no âmbito familiar, e tudo desmoronou depois que veio a falecer. Essa é uma perda dolorosa demais em todos os sentidos.
E assim, sabendo que não estava mais conseguindo conciliar tudo e se sentindo sobrecarregado, dois anos depois pede para que sua mãe - que seria a avó materna - o ajude nas tarefas.
Algum tempo se passa e Manuel se casa novamente e é ai que Eugênia, a madrasta, entra em cena.
Aqui temos um pai ausente, que fechou os olhos para muitos acontecimentos ao seu redor. Há muita tristeza, fragilidade, violência e mais crueldades envolvidas, e com isso, surgem muitos outros sentimentos que se intensificam nesse decorrer.
Muitas questões começam a se complicar a partir desse momento. Situações abusivas são apresentadas, demonstrando uma angústia enorme nas cenas.
Os irmãos precisam lidar com seus próprios dilemas e dores - fisicas e psicológicas -, e traçar rotas alternativas de fuga desse domínio da madrasta.
Cora é, de longe, a mais corajosa, e consegue fugir para viver com a avó. Enquanto, o caçula, Joca foge de casa e enfrenta uma realidade dífícil em São Paulo. Mas a filha mais nova, Mariana, permanece ao lado de Eugência.
Eugênia está envolvida em algo grave, desencadeando investigações sérias para a polícia. É certo comentar que, quando o assunto tráfico humano entra em cena, a tensão se torna ainda mais palpável.
O modo como a autora entrelaça a vida desses irmãos é incrívelmente habilidoso. É como se pudéssemos compreender mais de perto tudo que enfrentam, individualmente ou quando estão juntos.
Não há dúvidas de que esses detalhes deixam o enredo ainda mais complexo e impactante, justamente por conta de todas as ações situadas e suas consequências.
Leitura rápida, porém extremamente profunda, intricada e reflexiva. Uma obra que diz muito sobre traumas do passado, relações humanas, medos, desafios, redenção, recomeços, coragem, resiliência, justiça, lutas, encontros, desencontros e oportunidades.
Disponível na Amazon e
Kindle Unlimited:
https://a.co/d/4tmJ3oG
Classificação: 5/5
Comentários