Resenha TOCALIVROS: Perigosa amizade - Gisela Bacelar, Editora Planeta (Narração: Débora Olivieri)

  Sobre o livro:




Sinopse:  Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: Ei, você quer ser minha amiga? Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é todo garoto. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, emshows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar?


Resenha: "Perigosa amizade", de Gisela Bacelar (livro publicado pela Editora Planeta), é narrado pela Débora Olivieri, com produção pela Tocalivros Studios. Já tive a oportunidade de ler a obra em meados de 2017, então foi uma experiência bem bacana poder conferir dessa vez por meio de um audiolivro.

A história é leve, ágil e um tanto prevísivel, mas que garante boas horas de diversão, ainda mais para quem curte esse tipo de ambientação mais jovial e com algumas intrigas no caminho.

O leitor tem a oportunidade de conhecer o estilo diferenciado, e um tanto conturbado, de vários jovens, porém Roberta e Melissa podem ser consideradas as reais protagonistas desse cenário. 

É interessante acompanhar o desenvolvimento dessa amizade, sendo que é possível se identificar em algumas passagens, por mais que não esteja passando pelas mesmas situações. Mas isso não quer dizer que nunca tenha passado por algo semelhante na adolescência.


Eu me envolvi mais com a Melissa, talvez por conta de sua personalidade mais calma, já que Roberta se mostra bem mais ousada. As duas são muito diferentes, quanto a isso não há dúvida alguma. Independente disso, a amizade delas é bem forte, porém chega um momento em que alguns assuntos tendem a atrapalhar o relacionamento delas.

Ainda ao comentar a respeito de Melissa, é um pouco incomodo suas maneiras de pensar, isso porque é muito sonhadora e portanto pode se machucar mais por meio de suas ilusões. Outros personagens também merecem destaque, como Denis e Matheus, e cada um possui um diferencial para acrescentar na história. Na verdade, o mais esperado é que o caminho desses adolescentes se conecte, e é onde aparecem ainda mais complexidades para lidar.

Os elementos são muito bem expressados e a narração nesse caso se faz importante demais de acordo com as características, sentimentos  e entonações exploradas. É um dos pontos que mais se destaca: poder sentir essas pausas e emoções mais marcantes. Escutar esse livro, desperta novos olhares a sensações situadas.

Além disso, o desenvolvimento é bem dinâmico e até um pouco nostálgico também, o que facilita ainda mais as sensações compreendidas com a história e em especial pelos personagens. 

Resenha reescrita (orignalmente publicada AQUI - Blog Modo Literário)

Classificação: 4/5

Comentários