Resenha: Tem wi-fi? - Vanessa Silla, Editora Dialética

 Sobre o livro:




Sinopse: Neste ensaio reflexivo, a autora explora as questões éticas e ponderações em relação às novas inteligências artificiais. Apresentado como parte de sua tese de doutorado em Escrita Criativa, o texto combina o processo criativo com o romance "Laila", revelando a fascinação pela criação de personagens e a importância da alma humana na escrita. Uma reflexão profunda sobre o impacto da tecnologia na arte e na literatura.


Leia também:

Resenha: Já tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora nacional Vanessa Silla em "Laila", obra que já foi resenhada por aqui. Com este ensaio, só há a comprovação sobre o quanto ela tem talento com as palavras e o desenvolvimento num texto.

Ao longo dos capítulos, Vanessa explora a respeito da tecnologia, dos impactos, influencias e de tudo que gira a partir das inovações digitais. Vale ressaltar que ela escreveu esse ensaio teórico justamente para seu doutorado em Escrita Criativa, por volta de 2019 e 2020.

"Pensar na definição de literatura já implicava análises complexas. Repensar a definição de literatura nos padrões atuais de influência e impacto das linguagens digitais é, no mínimo, multidesafiador."

O título "Tem Wi-fi? - O impacto da tecnologia na literatura" faz muito sentido e é cheio de interpretações, descobertas, relatos e questionamentos variadas no contexto trabalhado. É a vida online acontecendo, sempre cercada pelas inúmeras mudanças, estas que já são mais do que esperadas mesmo.

Um conteúdo instigante e rico em ponderações e aprendizados sobre diversas temáticas. E é ainda mais interessante ao acompanhar o processo criativo do livro Laila. Não há dúvidas que esse é um dos destaques para quem já teve a oportunidade de ler a obra.

Em "Tem wi-fi?" o leitor consegue compreender bem sobre as questões situadas, bem como possibilidades, impressões e experiências pessoais da autora. Nesta narrativa, é fácil perceber o modo provocativo como os detalhes são apresentados diante tal profundidade. 

Diz muito a respeito de revolução, e por mais que esta seja uma leitura mais técnica do que Laila, vale muito a pena ter a compreensão de todas as conexões compreendidas. Um complementa o outro em seus respectivos aspectos.

Leitura rápida, porém extremamente interessante e reflexiva diante de sua abordagem tão curiosa.

Classificação: 5/5

Comentários