Resenha: Os primos - Karen M. McManus, Galera Record

 Sobre o livro:




Sinopse: Da mesma autora de Um de nós está mentindo. Toda família tem segredos, mas os primos estão prestes a descobrir que os da sua são diferentes. Milly, Aubrey e Jonah recebem um convite inusitado: passar o verão no resort da avó que nunca viram na vida. Seus pais acreditam que é a oportunidade perfeita para fazer as pazes com a rica e excêntrica Mildred Story, que cortou relações com todos há mais de duas décadas sem maiores explicações. Mas ao chegarem lá, os primos percebem que a família guarda muitos segredos. E eles irão tentar desvendar todos. Mildred Story deserdou todos os filhos por meio de cartas que apenas diziam: “Vocês sabem o que fizeram.” Agora, novas cartas, escritas com a mesma frieza, convidam os três netos para trabalhar e morar no resort da família durante o verão para que ela possa finalmente conhecê-los. Sem terem certeza se a melhor opção para as férias é passar tempo com quase que estranhos, os três hesitam. Mas seus pais são enfáticos: não ir está fora de cogitação. A oportunidade de reconquistar a mãe – e parte da fortuna – é grande demais para ser desperdiçada. Quem sabe eles até consigam descobrir o que a fez simplesmente parar de falar com todos. Afinal, os pais juram que nada de errado aconteceu para justificar o comportamento de Mildred há mais de vinte anos. Só que ao chegarem à ilha Gull Cove, os primos têm uma surpresa, a avó não parece estar tão satisfeita assim em vê-los. Os primos se acomodam em seus empregos e passam a se conhecer melhor, mas não demora a começarem a suspeitar de que há um segredo obscuro conectado à história da família Story. E quanto mais tempo permanecem na ilha, mais percebem que seja lá o que tenha acontecido, ainda não terminou. “As reviravoltas vêm rápidas e furiosas.” – School Library Journal “Uma trama elaborada magistralmente com as reviravoltas que são a marca registrada de McManus.” – TheBookseller


Leia também:

Um de nós está mentindo #01- Karen M. McManus (Galera Record)
Um de nós é o próximo #02- Karen M. McManus (Galera Record)
Mortos não contam segredos - Karen M. McManus (Galera Record)


Resenha: "Os primos", de Karen M. McManus (Galera Record) é mais uma obra juvenil repleta de mistérios e suspense, bem como a autora sabe desenvolver diante de tantas conexões e segredos a serem revelados. Não dá para começar a ler e não querer terminar o quanto antes, por conta de toda a euforia nas cenas.

Milly, Aubrey e Jonah são primos - de primeiro grau -, porém não são próximos, já que os pais deles se  afastaram um do outro. Mas aí entra a avó, Mildred Story, que deserdou os filhos antes mesmo que os netos nascerem, tanto na forma pessoal, quanto na financeira. Apenas lhes entregou uma carta com uma única frase: " Vocês sabem o que fizeram".

Só que ai vem uma surpresa inicial: Mildred enviou uma carta aos netos, os convidando para morar e trabalhar no Resort Gull Cove, durante as férias, um local que é bem popular na ilha. Eles simplesmente precisam ir, já que para os pais, essa é a oportunidade perfeita para tentarem uma reaproximação.


Nesse thriller, a narrativa é alternada entre os três personagens, o que facilita demais a compreensão do leitor sobre tudo que está acontecendo. E um dos destaques do texto é de como tudo é dinâmico desde as primeiras páginas; o modo como os primos se relacionam e como começam a ter novas percepções de tudo que está ocorrendo.

O relacionamento de Milly, Aubrey e Jonah, se evidencia demais a medida em que passam juntos e começam a se conhecer melhor. Apesar das notáveis diferenças entre eles, é fato que eles são ótimos juntos, ainda mais quando entendem que precisam desvendar o enigma por trás de tudo. Fica aquele gostinho de querer acompanhar mais, mesmo após todo o desfecho.

Uma obra que explora muito a respeito de dramas familiares, e basicamente é sobre isso mesmo, e do quanto é preciso compreender tudo que acontece ao redor desse núcleo. São mensagens interessantes e muito bem pontuadas neste contexto tão leve e ao mesmo tempo tão instigante. E é isso: família em primeiro lugar, sempre.

Classificação: 4/5

Comentários